sábado, 14 de março de 2015

Clube do Livro - The Lizzie Bennet Diaries

Orgulho e Preconceito é, sem dúvidas, a obra mais conhecida da Jane Austen, possuindo assim inúmeras adaptações. Mas como seria adaptar O&P para o século XXI, utilizando a internet e seus recursos como instrumentos de narrativa?  Por isso escolhemos “The Lizzie Bennet Diaries” para o debate do clube do livro em janeiro. 

A web série americana “The Lizzie Bennet Diaries” foi à resposta a esse desafio. Apresentada principalmente em formato de vlog, a série foi criada por Hank Green (irmão do escritor John Green) e Bernie Su e contou com 100 episódios no vlog principal, entre abril de 2012 e março de 2013.

Na web série, a estudante de comunicação Lizzie Bennet começa um vlog como um projeto para a faculdade, tendo como principal assunto sua vida e a vida de suas irmãs Jane, a mais velha, e Lydia, a mais nova. Na produção dos vídeos ela conta com a colaboração da melhor amiga, Charlotte Lu. Assim como no livro, o projeto de vida da Srª. Bennet é casar suas filhas com homens ricos, e a rotina das garotas é afetada com a chegada do estudante de medicina Bing Lee a vizinhança, acompanhado de seu maior amigo William Darcy, herdeiro de uma corporação de entretenimento.
Lizzie Bennet (Ashley Clements), Jane Bennet (Laura Spencer), Lydia Bennet (Mary Kate Wiles) e Charlotte Lu (Julia Cho)

William Darcy (Daniel Vincent Gordh) e Bing Lee (Christopher Sean).

Os episódios, com duração de mais ou menos cinco minutos, estrelados principalmente pelas irmãs Bennet e Charlotte, que, no quarto da Lizzie, recontam e revivem os eventos de suas vidas. A partir do episódio 25, os outros personagens são apresentados, e outros ambientes são utilizados como locação. Além disso, a cada dez episódios são exibidos vídeos e que os personagens respondem perguntas da audiência.
Gigi Darcy (Allison Paige), Caroline Lee (Jessica Jade Andres) e Mary Bennet (Briana Cuoco).

A grande inovação da série é que a história também é contada utilizando outras mídias sociais, como o twitter, onde os personagens interagem entre si e com os expectadores. Essa interação se dá principalmente por meio de 4 contas no You Tube, 15 contas no Twitter e 4 tumblrs, entre outros. Além do vlog da Lizzie Bennet, destacam-se na narrativa os vlogs da Lydia Bennet, com 29 episódios, mantido nos momentos em que as irmãs estão separadas, e o Pemberley Digital, apresentado pela Gigi Darcy, com 6 episódios, que ao apresentar um protótipo de um aplicativo desenvolvido pela empresa do Darcy, mostra ao público os esforços para a resolução de um importante acontecimento do final da história. Dessa maneira, TLBD desenvolve-se como uma narrativa transmídia, ou seja, utilizando múltiplos suportes.
George Wickham (Wes Aderhold), Rick Collins (Maxwell Glick), e Fitz Williams (Craig Frank).

A web série foi um sucesso de público e crítica, possuindo hoje mais de 260 mil inscritos e 55 milhões de visualizações no seu canal principal no You Tube. Em 2013, foi a primeira série que foi ao ar pelo You Tube a vencer o “Primetime Emmy Award” de “Outstanding Creative Achievement in Interactive Media”. 


Além disso, em 2014 foi lançado O Diário Secreto de Lizzie Bennet, escrito por Bernie Su e Kate Rodrick, que apresenta eventos que não aconteceram diante das câmeras ao longo da série. No Brasil, o livro foi lançado pela Verus Editora, selo do Grupo Editorial Record. Esse ano deve ser lançando um segundo livro, “The Epic Adventures of Lydia Bennet”, escrito por Kate Rodrick e Rachel Kiley.


Uma frase bem colocada por uma de nossas Janeites participantes do Clube e que traduziu os sentimentos de todas: “A melhor coisa baseada em Jane Austen dos últimos tempos.” A web série, assim como o livro foi bem recomendada por todas.  “Lindo”, “Perfeito” e “Viciante” foram alguns dos adjetivos usados no debate para descrever o TLBD. O figurino e os penteados foram perfeitos. Algumas de nós entraram no Pinterest pra acompanhar a série e tentaram imitar os penteados. Como uma adaptação atual, essa história de ‘casamento forçado’, ‘fuga pra ficar com um cara’, ‘casar por dinheiro’, ‘união dentro da mesma família’, tudo isso ficou pra trás, no século XIX, e deu lugar a crises financeiras e familiares, dificuldades na faculdade, busca pelo primeiro emprego, escolha de uma carreira, problemas no relacionamento. Todas nos identificamos com várias partes da história, nos vimos em diversos personagens. Quem espera encontrar algo parecido com as histórias do século XVIII e XIX é melhor nem perder seu tempo assistindo, mas todas concordaram que foi uma iniciativa maravilhosa. E o livro, O Diário Secreto de Lizzie Bennet, vem para preencher algumas lacunas deixadas pelo vlog, com informações que deixam os leitores de queixo caído.

O sucesso de TLBD levou a criação da Pemberley Digital, que entre outras web séries, produziu "Welcome to Sanditon" e "Emma Approved", ambas inspiradas nas obras Sanditon e Emma, respectivamente, da Jane Austen.


Canal oficial da série: The Lizzie Bennet Diaries

Link para ver a série legendada: Canal da Larissa Siriani

Mais informações sobre transmidia: Era uma vez 2.0, no portal Be Style

Páginas da web série e do livro no facebook: The Lizzie Bennet Diaries e O diário Secreto de Lizzie Bennet


Principais fanpages no facebook: Socially Arkward Darcy e Todos Merecem Chá