terça-feira, 10 de março de 2015

De um passado sem amor...

Minha edição linda da BestBolso que ganhei no amigo secreto.

  • Título Original: Jane Eyre
  • Título no Brasil: Jane Eyre
  • Autora: Charlotte Bronte
  • Editora BestBolso
  • Tradução: Heloisa Seixas
  • Número de págs: 528

     Acredito que alguns livros você tem que ler em certos momentos da sua vida! Assim foi com Jane Eyre. Confesso que não estava muito empolgada com a leitura, já tinha tentando ler varias vezes, mas a coisa não fluía. Enfim, ganhei ele da Kerolaine no amigo secreto  e lá fui eu pela quinta vez... Li! Quando terminei nunca me arrependi tanto de não ter continuado a leitura na 1° vez que o tive em mãos. 

O romance foi publicado pela primeira vez em 1847, por Currer Bell - pseudônimo de Charlotte BrontëEle descreve a forma como a sociedade condena as mulheres a uma vida de luta, pobreza e solidão, caso não tenha um guardião masculinoEssas mulheres, apesar de bem educadas, tinham uma escolha muito limitada de emprego, tendo muitas vezes que viver da caridade de outras pessoas.

O livro, narrado em primeira pessoa, conta a trajetória  da protagonista desde a infância sofrida após tornar-se órfã e morar com uma tia que a detestava, passando por um reformatório excessivamente conservador, cruel e machista até a vida adulta na mansão Thornfield. Jane Eyre é uma garota pobre que, após deixar a escola Lowood, vai trabalhar na propriedade como tutora de Àdele uma protegida de um senhor rico,  feio, solteirão e amargurado.

Sua personalidade reclusa foi moldada pelos anos de opressão em Lowood, sempre medindo as palavras proferidas e os sentimentos demonstrados. Assim, Jane sente-se muito à vontade na presença do amo, SrRochesterde caráter grosseiro, rude e desinteressado, pois não precisa demorar-se em rodeios com ele. Aos poucos, ambos se entregam à uma amizade intensa e a um respeito mútuo que acaba por evoluir para uma paixão intensa. O único porém é que Thornfield esconde mais segredos do que parece.

Jane Eyre já teve varias adaptações 1944, 2006 e a de 2011. Minha preferida - apesar de não ter assistido as outras - é a de 2011 da BBC com Michael Fessbender e Mia Wasikoska.

Segue abaixo o trailer: