quarta-feira, 4 de março de 2015

O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas?

  • Título Original: Love, Rosie
  • Título no Brasil: Simplesmente Acontece
  • Autora: Cecelia Ahern
  • Editora Novo Conceito
  • Tradução: Amanda Moura
  • Número de págs: 448

Olá, a resenha de hoje será sobre o livro Simplesmente Acontece, de Cecelia Ahern, a mesma autora de P.S. Eu Te Amo. Ganhei este livro da Aline no 1º Amigo Secreto do Clube do Livro, em dezembro. Como a adaptação cinematográfica da obra estreia amanhã nos cinemas – finalmente!!-, creio que não há data melhor para falarmos um pouquinho sobre esse presente lindo que recebi.

Simplesmente Acontece conta a história de Rosie e Alex, amigos de infância inseparáveis que, por ironia do destino, vão parar em continentes diferentes. Desde os cinco anos, os dois fazem tudo juntos. Isso inclui  implicar com a professora do ensino fundamental, dormirem um na casa do outro, compartilhar segredos e até a primeira bebedeira na adolescência. O problema é que um belo dia o pai de Alex recebe uma proposta de trabalho nos Estados Unidos e deixa Dublin junto com sua família.

Quem tem um amigo que mora longe sabe o quão triste é se despedir e quão difícil é manter uma amizade desta forma. Alex e Rosie fazem dar certo na maior parte do tempo e trocam cartas, cartões postais, SMS, e-mails e conversam por chats com frequência. Este é um dos diferenciais do livro. Ele não possui uma narrativa em 1ª ou 3ª pessoa. Você sabe o que aconteceu pela correspondência dos personagens, suas conversas online e bilhetes trocados. Isso dá fluidez à leitura e me fez terminá-la em dois dias.

Voltando a história, depois da mudança de Alex, parece que o universo resolve conspirar contra os dois e sempre acontece algo que os impede de ficarem juntos. Tudo começa com a gravidez de Rosie no baile de formatura, o que desfaz seus planos de se mudar para Boston. A partir daí, a vida dos nossos protagonistas tomam rumos totalmente diferentes. A única coisa que não muda é o amor que sentem um pelo outro.

Uma coisa que realmente me chamou a atenção foi a veracidade das situações. Cecelia não força a barra, não romantiza demais a história levando pra um lado fantasioso e o que acontece com Alex e Rosie pode acontecer com qualquer um. Justamente por isso o livro se torna tão bom, mesmo a história parecendo, a princípio, o velho clichê da paixão pelo melhor amigo. Simplesmente Acontece me fez pensar sobre o quão pouco podemos controlar nossas vidas e como atitudes impensadas podem mudar o rumo da trajetória de alguém. Super recomendo o livro a todos que procuram uma leitura fácil e estão dispostos a rir e chorar durante 400 páginas.


Confira o trailer do filme: