domingo, 29 de março de 2015

Viajando com Jane Austen - parte 1

            Se você é um (a) verdadeiro (a) Janeite, como eu, já sonhou em pegar um avião e passear pela Inglaterra com os livros da Jane como mapa. Mas imagine você respirar o mesmo ar que nossa querida Austen respirou? Ou sentar nos bancos da mesma igreja onde ela já esteve sentada? Ou mesmo olhar da mesma janela para o cenário que inspirou várias de suas histórias? Inspirador, não? Bom, esse é um dos meus maiores sonhos, e agora, faço questão de sonhar com vocês!
            Jane Austen não apenas foi como ainda é uma das melhores e maiores escritoras da Inglaterra. Nasceu em 1775, publicou diversos romances, morreu em 1817 e após isso outros romances de sua autoria também foram publicados. Eu sou fã de todos eles, óbvio! Hoje vou montar um “minipercurso” pelo Reino Unido, uma pequena viagem que podemos fazer em apenas um dia – amparadas por um carro – já que todo o percurso se encontra no Distrito Administrativo de Hampshire. 
             Começamos por Steventon, perto de Basingstoke, onde ela nasceu e viveu seus primeiros 25 anos. Lá podemos visitar a igreja, que é a única edificação datada de sua época que ainda permanece.  Depois, seguimos 34 km (40 minutos de carro) a sudeste de Chawton, onde viveu durante os últimos anos de sua vida, e onde encontramos sua casa, que hoje é um museu, Casa de Jane Austen.  E finalmente, mais 27 km a sudoeste (30 minutos), Winchester, onde viveu seus últimos dias, e onde encontramos a Catedral de Winchester, local onde está enterrado seu corpo.

Steventon

            Steventon é uma aldeia rural com uma população de cerca de 250 no norte de Hampshire , Inglaterra. Perto da cidade de Basingstoke, é a aldeia onde Jane Austen nasceu em 1775 e viveu até que ela tinha 25. A casa em que vivia foi destruída em 1823, mas a igreja ainda está de pé. Igreja de São Nicolau foi construída em 1200. Pequenas mudanças foram feitas desde então, mas a estrutura básica permanece a mesma.
            Mesmo que você não pode ver a casa em que vivia, vale a pena ir para Steventon, porque este era o lugar onde ela passou seus primeiros anos e reuniu grande parte da inspiração para seus romances. 

Chawton

             Chawton é uma vila e freguesia no Oriente Hampshire distrito de Hampshire , Inglaterra. Em 2000, tinha uma população de cerca de 380.

              O irmão de Jane Austen herdou uma grande propriedade em Chawton e Jane e sua mãe e irmã moraram em uma de suas casas a partir de 1809 até pouco antes de sua morte em 1817. A casa foi transformada em um museu, onde você pode ver as letras originais de Jane Austen, a mesa onde ela escrevia, seu quarto, uma colcha que ela fez com sua mãe e irmã, e alguns de seus pertences. Há um pub e salões de chá em frente da casa.

Winchester


        Winchester é uma cidade no sul da Inglaterra, capital do condado de Hampshire, com uma população de aproximadamente 35 mil habitantes. É sede do Distrito de Winchester, sede do governo local da área central de Hampshire, incluindo a própria Winchester e uma área de várias localidades em redor. Winchester foi há muito tempo atrás capital da Inglaterra.
Quando estava doente, Jane Austen se mudou e morreu ali. Ela morava na rua da faculdade em Winchester (a casa tem uma placa). Ela está enterrada na Catedral de Winchester.

Em uma tarde, ou manhã, podemos visitar locais tão preciosos, cheio de histórias e raízes literárias. Podemos nos sentir mais perto de uma grande heroína, que nos inspira há 200 anos com seus romances, suas piadas, suas polêmicas, suas ironias...