quarta-feira, 8 de abril de 2015

Se Eu Ficar - Gayle Forman






  • Título Original: If I Stay
  • Título no Brasil: Se Eu Ficar
  • Autora: Gayle Forman
  • Editora Novo Conceito
  • Tradução: Rita Graña
  • Número de págs: 224


  • Se Eu Ficar é um livro da escritora Gayle Forman publicado aqui no Brasil pela editora Nova Conceito e que foi adaptado para as telonas no ano passado (2014).
         Quando vi o trailer do filme fiquei doida para ver, mas quando soube da existência do livro não pensei duas vezes em pedi-lo no 1° amigo secreto feito pelo grupo o Clube do Livro e, para minha surpresa, ele foi entregue pessoalmente pela minha amiga oculta Vanessa! Na mesma semana que recebi já comecei a ler. A leitura é tão agradável que em apenas dois dias devorei o livro inteiro - seria em apenas um, mas por falta de tempo não consegui.
         A história é tão envolvente que te prende do começo ao fim. Ela se passa em 24hrs contando detalhadamente os sentimentos, as dúvidas e decisões de Mia, uma jovem música que sofre um acidente de carro com sua família e fica em coma . Nesse tempo, ela, além de ver seus parentes sofrendo pelo seu estado e os médicos fazendo de tudo para salvá-la, passa a recordar dos principais momentos de sua vida e, a partir daí, fazer a escolha mais difícil de sua vida: se ela fica ou se ela vai.
         Durante todo o livro você mergulha nos sentimentos e na vida da personagem de uma forma muito clara, sem enrolações ou partes que você diga “isso não precisa estar aqui”, a escrita é bem objetiva e te prende a cada momento. E como o livro não é separado em capitulo, mas sim, em horas, você acaba não conseguindo largar. As lembranças da vida dela antes do acidente são muito reais e os momentos dela com o namorado são extremamente apaixonantes.
         Logo que terminei o livro fui assistir ao filme e, para minha surpresa, ele foi bem adaptado! É claro que sempre tem aquelas partes que no filme é cortada ou que não consegue transmitir o que o livro passa mas, de maneira geral, foi uma boa adaptação, isso tudo sem contar a trilha sonora que é maravilhosa fazendo com que você se apaixone pelo filme e ainda mais pelo livro e seu personagens.

         Agora estou louca para ler a continuação - não se preocupe, não é daqueles livros que para do nada e só no próximo você entende o que aconteceu - ele termina no primeiro. O segundo é mais uma continuação por fora da história principal, e para deixar vocês com a curiosidade à flor da pele, o nome dele é Para Onde Ela Foi... só que para vocês entenderem devem ler o primeiro...