sábado, 9 de maio de 2015

As Mães de Jane Austen - Parte IV

A série de posts para mulheres especiais...



Sra Price e Lady Bertram


Bom, a opinião geral sobre Mansfield Park não é muito favorável. Contudo, no que diz respeito à mães, temos dois exemplos um tanto quanto exóticos. Diferente do post dobre Lady Elliot e Lady Russell, onde falei de cada uma em separado, aqui pretendo traçar um paralelo entre as mães de Mansfield Park e Portsmouth, Lady Bertram e sra Price respectivamente.


Duas irmãs, muito semelhantes em aparência e em temperamento, indolentes, diferenciando apenas no nervosismo. Ambas eram mais teóricas que práticas, não eram ativas, não se sacrificavam pelos filhos - nem por nada, mas nos atenhamos aos filhos - e dedicavam mais tempo à tentativa de conforto do que à organizações e práticas. Devemos convir também que Lady Bertram possuía meios para não fazer nada, enquanto a sra Price necessitava estar ativa, arrumar e cuidar dos filhos e da casa. Mas com certeza, se lhe tivesse dado o poder de escolha, ela não faria nada. Tudo o que começava não finalizava, tudo o que planejava não praticava, e assim seguia a sua vida, sempre fazendo algo que não iria terminar.
Lady Bertram pôde contratar empregados, e uma criada exclusiva para seus filhos. E além disso ainda tinha a irmã para ajudá-la nos serviços que deveriam ser da senhora da casa. Sra Price não tinha meios para tanto. Seus filhos homens receberam a instrução para que pudessem ser úteis em casa e ao mundo, enquanto as filhas foram postas de lado. Fanny, que poderia ter sido a maior ajudadora da mãe por ser a filha mais velha, foi para Mansfield aos 10 anos.
Uma vida de luxo e uma vida sofrida e de pobreza separava essas duas irmãs. Lady Bertram com quatro filhos educados de melhor maneira possível, os rapazes em ótimas escolas e universidades, as moças com uma ótima instrutora. Sra Price com nove filhos bagunceiros, livres, mal educados e desobedientes, dando preferência aos filhos homens, contudo sem tempo para instruí-los como deveria. Mães relapsas, que criaram ou filhos mimados ou filhos arrogantes, com raras exceções. Não sabemos se os casamentos das irmãs foram pautados em amor, mas o carinho para com os filhos era apenas instintivo, não sendo grande a ponto de demonstrado por mais de 15 minutos.

REFERÊNCIA: AUSTEN, Jane; Mansfield Park. São Paulo: Editora Landmark, 2013.