sábado, 2 de maio de 2015

Ponciá Vicêncio, Conceição Evaristo

(por Raquel Sacramento)




  • Título Original: Ponciá Vivêncio


  • Autora: Conceição Evaristo
  • Editora Mazza Edições
  • Número de págs: 128


  •             As garotas de Pemberley amam a literatura inglesa clássica, mas isso não quer dizer que desprezamos a rica produção literária brasileira contemporânea. Por isso, a resenha de hoje será do livro “Ponciá Vicêncio” da escritora mineira Conceição Evaristo, o qual foi publicado pela Mazza Edições, em 2003.
                A obra nos relata a vida de Ponciá - mulher, negra e pobre - contando suas perdas desde sua infância até a vida adulta, dando ênfase à construção de sua identidade, com base nos relacionamentos familiares e herança cultural. Para tentar uma vida diferente daquela do interior, a personagem vai para a cidade grande, mas acaba presa a um relacionamento abusivo e morando em uma região de extrema pobreza. São destacadas, ainda, as vidas da mãe e do irmão de Ponciá, mostrando seus vazios e buscas. Os dois também decidem deixar para trás a terra que tanto conheciam e que lhes concedia o pouco sustento que tinham e trilham uma jornada recheada de momentos que nos fazem pensar em nossa própria vida.
                O livro é construído com capítulos bem pequenos e com uma linguagem bastante simples e poética, apesar de se tratar de uma prosa. Os temas abordados são muito profundos e interessantes, sendo a solidão dos indivíduos um dos assuntos mais recorrentes na obra, como ocorre, por exemplo, em “Foi tanto pavor, tanto sofrimento, tanta dor que ele leu nos olhos dela, enquanto lhe limpava o sangue, que descobriu não só o desamparo dela, mas também o dele. Descobriu que eram sós.” (referindo-se ao marido de Ponciá).
                Ponciá Vicêncio é um “soco no estômago” para quem acha que a abolição da escravatura resolveu as questões raciais no Brasil, vemos, na obra, o quanto seu reflexo está presente na sociedade atual.   Apesar de relatar tristeza e sofrimento, a solidariedade, os laços do amor e a força do povo gritam através das palavras e frases maravilhosamente estruturadas por Conceição Evaristo. 

    Referência:
    EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2003.