domingo, 14 de junho de 2015

Bridget Jones



  • Título Original: Bridget Jones: Mad About the Boy
  • Título no Brasil: Bridget Jones: Louca pelo Garoto
  • Autor: Helen Fielding
  • Editora Companhia das Letras
  • Tradução: Julia Romeu, Ana Ban e Renato Prelorentzou
  • Número de págs: 440


  •           O livro começa com Bridget contando sobre seu relacionamento com um garotão de 30 anos. Sua dúvida no momento é: como fazer para levar Roxter (ou Daniel versão 2013) ao aniversário de 60 anos de uma de suas amigas. Ela adora o sexo, adora a forma como é tratada e continua com as mesmas dúvidas da Bridget de 33 anos, ou seja: as calorias, quanto de bebida consumiu; quanto falhou em sua vida pessoal e profissional etc. Bridget conta como está 5 anos após a morte de Mark Darcy (aquele que gosta da gente do jeito que é a gente é!). Após um rápido vislumbre dessa Bridget 5.1, voltamos um ano em sua vida e passamos a entender como, depois de 4 anos de luto, a protagonista voltou a procurar um sentido - e mais agitação - em sua vida amorosa.

    Afinal, ela perdeu Mark Darcy. Cês sabem... Aquele cara que gosta da gente do jeito que a gente é!
    Eu li e não me arrependo. É uma história triste, um chick-lit dramático, mas que pontua superbem o luto e a recuperação da protagonista.
    Apesar da imaturidade e da falta de senso de Bridget, a escrita é boa, então não me sentiria bem em dizer aqui "não leia! Fuja para as montanhas!", já que eu li e me diverti (nem que tenha sido só um pouquinho).
    Meu conselho: Finja que não é a Bridget, finja que Mark está vivo, finja que é outra história. Ou uma história que acontece num mundo paralelo, não no mundo real dos livros.
    ...

    Por que assassinar Mark Darcy? 

    O protagonista mais perfeito de todos os chick-lits já escritos, aquele cara, que gosta da gente, "do jeito que a gente é". Na boa, quem é louca de matar Darcy e Colin Firth em uma tacada só e deixar aquelas duas crianças tão fofas sem o pai?