sábado, 20 de junho de 2015

Clube do Livro - Lady Susan, Jane Austen

Kate Beckinsale como Lady Susan
Sinopse: Lady Susan, uma obra epistolar curta, porém completa, conta a história de uma viúva sedutora e manipuladora de, aproximadamente, trinta e cinco anos de idade. Sua conduta é, aparentemente, irrepreensível, como se esperaria de uma perfeita dama. Dotada de grande beleza, com modos encantadores e supostamente sensíveis, ela consegue desarmar até mesmo aqueles que estão familiarizados com boatos sobre sua má reputação. A relação com a filha, Frederica, uma jovem tímida e submissa, parece ser destituída de qualquer afeição, pois a mãe a trata como mais uma peça em seu jogo maquiavélico, planejando casá-la contra a própria vontade. O livro é um convite ao interior da mente de uma mulher astuta e maliciosa, habituada a brincar com os sentimentos alheios sem nenhuma pitada de remorso. 


Nesse mês de junho discutimos no Clube do Livro Lady Susan, romance epistolar escrito pela Jane Austen no final da sua adolescência, segundo estimativas de estudiosos. É uma obra única em meio aos textos produzidos pela autora, uma vez que a personagem principal é uma mulher madura que utiliza de charme e inteligência para conseguir o que quer.

Nosso primeiro estranhamento foi quanto ao formato. Por ser um romance epistolar, muitas ficaram confusas quanto aos personagens e ao desenrolar do enredo. Se por um lado o formato epistolar proporciona que conheçamos melhor cada personagem, por outro a uma perda quanto à ausência de diálogos e descrição do espaço. A personagem principal, Lady Susan despertou certa polêmica, uma vez que, apesar de inteligente e carismática, ela também é arrogante, manipuladora e maquiavélica, sempre tentando levar vantagem. Concordamos quanto a dois pontos: 1- ficamos com pena da Frederica, filha da personagem principal, uma vez que Lady Susan é uma péssima mãe; 2 – os personagens masculinos são meio frouxos, sendo muito suscetíveis ao charme de da personagem título. No geral, ficamos divididas em achar o texto divertido ou chato. Porém, vale à pena a leitura, uma vez que podemos conhecer melhor a versatilidade, a ironia e a crítica social presente nas obras da Jane Austen, que já se manifestava desde nova.

Lady Susan está sendo adaptado para as telas, com estreia prevista para 2016. Porém, o nome do filme será “Love and Friendship”, que por sinal é o título de outro texto da Jane Austen escrito na juventude. A personagem principal será interpretada por Kate Beckinsale, que já interpretou a Emma em um filme para TV de 1996. Morfydd Clark será Frederica. A atriz também interpretará Georgina em “Orgulho and Preconceito and Zombies”. Já Xavier Samuel, da série Crepúsculo, será Reginald de Courcy, alvo de interesse de mãe e filha. Estamos curiosas quanto à construção do roteiro.

Kate Beckinsale, Xavier Samuel e Morfydd Clark



Para ler a obra em português:

Pedra Azul (edição ilustrada), Landmark (edição bilíngue), Zahar (junto com Persusão e Jack & Alice)