quarta-feira, 15 de julho de 2015

A Moda na Regência - Parte II

Penteados Regenciais e seus Acessórios


            Sempre que assistimos a um filme de época, certas coisas nos chamam muito a atenção, em especial, as roupas e os cabelos. Sobre a moda regencial, temos um post aqui feito pela Fernanda Pelizer muito legal, vale a pena conferir. Mas o assunto de hoje são os cabelos. Será que os filmes retratam corretamente o período regencial?

            No final do século XVIII, os penteados femininos tomaram um rumo dramático: dos pomposos e produzidos penteados da época Georgiana aos estilos mais simples inspirados nos gregos, romanos e egípcios. Cachos agora enquadrados no rosto e coques substituíram os cabelos elaborados, complicados e arquitetônicos que tomavam horas para serem criados. Estátuas antigas e obras de arte passaram a revelar os novos penteados clássicos. As mulheres começaram a usar penteados mais simples, como cabelo longo puxado em coques ou rabos de cavalo simples, longas ondas para o lado sobre o ombro e pequenos cachos emoldurando o rosto. Os enfeites consistiam em coroas de flores, fitas, jóias, tiaras e pentes.
            Para ilustrar, Keira Knightley em dois personagens épicos: à esquerda, Georgiana Cavendish (The Duchess, 2008) representando o ano de 1780 aproximadamente, com um penteado clássico da época; ao centro e à direita, Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito, 2005), com penteados mais simples, representando o ano de 1800.

            Cabelos longos, embora não tão predominantes quanto os presos no alto – coques e rabos de cavalo – geralmente tomavam a forma de uma onda caída sobre o ombro. Em alguns casos, um penteado mais casual deixava os cabelos fluindo ao redor do pescoço e ombros.
            À esquerda, Kelly Reilly como Caroline Bingley (Orgulho e Preconceito, 2005) demonstrando o penteado com a onda caída sobre o ombro. À direita, Tamzin Merchant como Georgiana Darcy (ibidem) com o cabelo mais solto.

            Penteados simples, cabelo liso, com alguns cachos e franjas, ou simplesmente repartido ao meio, foram usados, mas não foram tão retratados por artistas quanto os estilos encaracolados.
            Talulah Riley, a Mary Bennet, e Sinead Matthews, a Betsy, ambas de Orgulho e Preconceito, 2005, utilizam desse penteado simples, sem adornos.

            Quanto ao tipo de acessório, variava de acordo com o vestido, o horário e a ocasião. De flores à jóias, as mulheres da época variavam seus enfeites, contudo, os chapéus eram os mais utilizados. Por muito tempo o chapéu foi um acessório obrigatório para moças, costume que foi diminuindo com o tempo ate se perder por completo.
Em ordem da esquerda para a direita: Brenda Blethyn, em sua personagem Sra Bennet (ibidem) utiliza penas no cabelo para ir ao baile; Rosamund Pike como Jane Bennet (ibidem) usa fitas finas trançadas com pequenas flores como apetrecho de festa; Judi Dench, a Lady Catherine de Bourgh (ibidem) utiliza um chapéu para compor seu vestuário de noite; e Claudie Blakley como Charlotte Lucas (ibidem) escolhe uma pequena coroa de flores para uma noite luxuosa.

Sabemos que a moda vem e vai, e podemos observar certos acessórios que também voltam à moda de vez em quando. Alguns exemplos: Emma Watson utilizando pedrarias, Kirsten Dunst usando tiara de flores, Agatha Moreira com fita amarrada no cabelo, Demi Lovato aderiu a pena como acessório, Kate Middleton arrasando de chapéu...