quinta-feira, 30 de julho de 2015

Clube do Livro - Harry Potter e a Pedra Filosofal

Por As Garotas de Pemberley


Título Original: Harry Potter and Philosopher's Stone
Título no Brasil: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Tradução: Lia Wyler
Páginas: 224

Primeiro livro da Saga
No nosso Clube do Livro do mês de Julho aproveitamos o período de férias para discutirmos duas obras. Na semana passada apresentamos uma transcrição do debate de O Pequeno Príncipe. Nessa semana nós discutimos sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal, primeiro livro da série escrita pela escritora inglesa J.K. Rowling. 

 Assim como O Pequeno Príncipe, Harry Potter marcou muitas das Garotas de Pemberley, contribuindo para a formação do nosso hábito de leitura. Harry Potter conta a história de um garoto órfão que no seu aniversário de 11 anos descobre ser um bruxo e vai estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá, além de desenvolver suas habilidades, Harry conhece as circunstâncias que envolvem a morte do seus pais, provocada por um ataque de Lorde Voldemort, um bruxo das trevas que pretende dominar o mundo bruxo. Além disso, faz muitas amizades, em especial Hermione e Rony. 


Onde estão nossas cartas de Hogwarts?
Apesar de para o debate termos lido somente o primeiro livro, a discussão abrangeu a série completa. Compartilhamos as lições aprendidas, as frases que mais nos marcaram, qual é a nossa casa em Hogwarts (tem GDP em todas as casas), quais eram as matérias que mais gostávamos e o que seríamos depois de formados. 

Além disso destacamos os personagens que mais gostávamos, nossos livros favoritos, discutimos teorias sobre a série e seus personagens e compartilhamos dicas de fanfics. O desejo que a J.K. escreva mais sobre esse universo foi defendido pela maioria. Quanto aos filmes, todas gostamos das adaptações, apesar de algumas coisas, como a descaracterização de alguns personagens, (ex. Gina Weasley). Os elogios ao elenco foram unânimes, principalmente ao elenco adulto, que possui uma longa trajetória no cinema britânico. Quem também é Janeite e Potterhead compartilhe sua opinião nos comentários!!!


Título Original: Harry Potter and Philosopher's Stone
Título no Brasil: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Diretor: Chris Columbus
Distribuição: Warner
Classificação: Livre
Tempo: 152 min