domingo, 9 de agosto de 2015

Toda casa tem seus segredos, e todo amor, seu preço.

  • Título Original: Hothouse Flower
  • Título no Brasil: A Casa das Orquídeas
  • Autor: Lucinda Riley
  • Editora: Novo Conceito
  • Tradução: Bárbara Menezes de A. Belamoglie
  • Número de páginas: 558


       A Casa das Orquídeas de início é um livro apavorante pelo tamanho. No começo, pensei que iria demorar muito tempo para ler, porém, demorei algumas semanas. Foi a primeira vez que li uma obra de Lucinda Riley, no entanto, é tuma obra cheia de detalhes, cheia de surpresas e emoções. 
Nesse romance, de certa forma, bem trágico, a autora conta a história de Júlia Forrester uma pianista renomada que quando criança passava parte do seu tempo na estufa da propriedade de Wharton Park onde seu avô Bill cultivava as mais lindas flores. Residente na França, depois de uma tragédia com seu filho Gabriel e seu marido Xavier, ela acaba voltando para perto da mansão que fez parte de sua vida e fará novamente.
Recuperando-se do trauma da perda do marido e filho, Julia encontra Kit Crawford o novo herdeiro de Wharton Park e as circunstâncias os fazem se apaixonar, mesmo que jamais imaginasse que poderia acontecer algo assim novamente para alguém que passou por acontecimentos e dores como os dela. Kit encontra um diário ao reformar um velho chalé onde Elsie, a avó de Júlia, e Bill moravam antigamente, já que pretendia vender a propriedade, e o entrega a Júlia pensando ser de seu avô. No diário encontra-se a história de um jovem que sobreviveu a Segunda Guerra Mundial preso em Changi por quatro anos.
Júlia busca saber mais sobre seu avô e descobre fatos que mudarão totalmente a sua vida. Fatos de um passado que fechará o ciclo da história de seus antepassados unidos por Wharton Park, a casa que tivera um papel importante no destino de cada um. A história contida no "diário de Bill" muda o rumo de Júlia e muitos que viveram aos arredores da casa em épocas totalmente distintas. 
       O livro desfruta de lugares diferentes e traz a nossa mente suas cultura, como a Inglaterra, a França e Tailândia. Um ponto que me intrigou bastante foi algumas falas. O livro é traduzido ao português, porém, há falas em francês e em tailandês que não entendia e tive que recorrer ao Google Translate ou a adivinhação, já que não uma nota de rodapé explicando o que a palavra significa, o que dificulta bastante a leitura, por mais que sejam apenas algumas palavras em diálogos e não frases inteiras. 
Um ponto que achei um pouco desnecessário foi a extensão do livro, chega uma hora que cansa, porque alguns fatos não precisariam estar descritos, e talvez o livro mais "resumido" despertaria a vontade de não parar de ler com mais prazer. 
Mas admito, demorou, foi cansativo e por fim valeu a pena a leitura. Há acontecimentos inesperados em cenas narradas que nos deixam de cabelo em pé tentando decifrar o que iria acontecer. Digo de passagem, quem se aventurar nas 560 páginas da história da família Crawford  não irá se arrepender, cada detalhe é muito bem contado e não há um acontecimento que não vá ser explicado.