segunda-feira, 17 de agosto de 2015

"A vingança nunca é plena ..." - Os Bridgertons #1

  • Título Original: The Duke and I
  • Título no Brasil: O Duque e Eu
  • Autora: Julia Quinn
  • Editora: Arqueiro
  • Tradução: Cássia Zanon
  • Páginas: 288




Na obra The Bridgertons, composta por nove volumes, Julia Quinn conta a história de oito irmãos e os desafios de se encontrar o amor em meio à sociedade inglesa nas décadas de 1820 e 1830. Esta é uma família peculiar, nem tanto pelo tamanho, e sim pelo fato de terem sido batizados em ordem alfabética, além da semelhança física que eles possuem. Na primeira metade da série se destaca a importância da coluna de Lady Wistledown, que contribui para conhecer a sociedade na qual a história se desenrola, com seus comentários mordazes, irônicos e certeiros. A colunista sabe TODAS as fofocas da sociedade londrina, não tem medo de citar nomes e possui um carinho especial pela família Bridgerton. A especulação quanto a sua identidade é uma constante nos diálogos dos personagens, assim como os sentimentos que nutrem por ela, uma mistura de fascínio, admiração e ódio. 

O ano é 1813. A protagonista da família é Daphne, a quarta filha, e a mais velha entre as mulheres. Daphne já está na terceira temporada em busca de um casamento, e apesar da boa aparência, família e fortuna, ainda não encontrou um marido. A explicação seria que os homens a vêem como uma boa amiga. Por outro lado, Simon tem tudo para ser o principal partido da temporada, afinal é um Duque.  Porém, a mágoa que nutre pelo pai desde a infância, que o rejeitou pelo fato de ser gago, e, portanto, um herdeiro imperfeito, continua forte, levando-o a decisão de não se casar, a fim de extinguir o ducado.

Quando Simon conhece Daphne, irmã do seu melhor amigo Anthony, ele apresenta uma opinião diferente para sua solteirice: ter três irmãos mais velhos, e frequentar a sociedade com eles afugentaria os pretendentes. Porém, para testar a hipótese da Daphne, eles fazem um trato: ele fingiria cortejá-la, o que poderia despertar o interesse dos outros cavalheiros, ao mesmo tempo em que o preserva do assédio das mães casamenteiras.  A proximidade entre os dois logo uma se transforma em paixão, mas a obsessão do Duque em sua vingança pode colocar tudo a perder. 

Observatório de Greenwich, local visitado pela família Bridgerton e o Duque durante a história.

Uma das coisas mais legais nessa série é a ampla participação dos personagens coadjuvantes na história. Violet, mãe dos irmãos Brigdertons é viúva, e seus esforços em ver todos os filhos casados pode ser comparados com o da Sra. Bennet, porém a Viscondessa é mais simpática e esperta. É invejável como ela consegue fazer com que todos os filhos a obedeçam. Dentre os outros irmãos, nesse volume destacam-se Anthony, o irmão mais velho e chefe da família. Ele é muito ciumento e não confia nem no melhor amigo, por conhecer sua reputação de libertino. Temos também o Colin, o terceiro filho e o mais divertido. A proximidade de idade entre ele e Daphne os tornou muito unidos, tanto que ele sempre apóia a irmã. A caçula dos Bridgertons, Hyacinth, é uma figura, apresentando muita espirituosidade desde a infância. 


Em seus livros, Julia Quinn apresenta uma boa caracterização da época, reproduzindo com veracidade os costumes e hábitos da sociedade inglesa do início do século XIX. Ela também equilibra com competência romance, humor e drama e constrói assim o livro leve com uma trama que te prende até a última página.

A autora gosta de fazer playlists para seus livros. A página Julia Quinn Society of Brazil divulgou esse playlist com os comentários. No caso de "O Duque e Eu" as músicas escolhidas foram: 

Take my hand - Dido 
"Touch my skin, and tell me what you're thinking.
Take my hand, and show me where we're going." 

Mouth - Merril Bainbridge
"Would it be my fault if I could turn you on?
Would I be so bad if I could turn you on?"


God only knows -  The Beach Boys
"You never need to doubt it
I'll make you so sure about it"

Pretty in pink - Psychedelic  Furs
"She's pretty in pink
Isn't she"