sábado, 15 de agosto de 2015

Dia dos Solteiros

Falemos então dos solteiros. Não aqueles que estão sozinhos, tristes, comendo brigadeiro e indo a baladas beijando de boca em boca pra “sobreviver”. Falo daqueles convictos, de bem consigo mesmo, felizes com sua situação, sentindo-se completos sendo apenas um, e não dois (afinal, porque precisamos de uma segunda pessoa para estar completos? Estamos inteiros, ora bolas!) Sendo assim, tiramos das narrativas de Jane Austen uma solteira dessas.

Emma Woodhouse


Rica, bonita, influente, inteligente, feliz, bem relacionada, Emma Woodhouse afirmava que “Solteiros têm o poder!” Ok, não era bem assim que ela falava, mas era tipo isso.
“- Não se preocupe, Harriet, não serei uma pobre solteirona; e é a pobreza apenas o que torna o celibato lastimável para almas generosas! Uma mulher solteira com uma renda muito baixa pode ser uma solteirona ridícula e desagradável, motivo de escárnio para as crianças; mas uma mulher solteira de boas posses é sempre respeitável, e pode ser tão sensível e agradável como qualquer outra pessoa.”
Emma sabia de sua condição financeira, e não sentia falta de uma relação amorosa. Nem procurava nada nesse sentido para si. Mas para os outros – aqueles que precisavam – ela se empenhava. Casamenteira sem vocação, a protagonista vem mostrar uma grande polêmica da época: casamentos por interesse ou comodismo. Observamos em muitos casos mulheres relativamente pobres, que consideram o casamento como seu maior objetivo de vida, pois isso assegurava segurança e conforto. Contudo, Emma já era segura, e possuía meios suficientes para casar apenas por amor. Por isso se sentia tão bem em seu estado solteiro.
Mas e hoje? Hoje uma mulher pode batalhar e correr atrás do próprio sustento, não dependendo mais de casamentos proveitosos. Sendo assim, o que aprender com Emma Woodhouse? Simples: Autoconfiança e Amor Próprio. Tinha consciência de que era respeitada, e considerada agradável por todos em seu círculo de amizades. Era simpática, sorridente, amigável, extrovertida, apesar de um pouco orgulhosa, e mimada pelo pai. Mas isso não a impedia de ser querida. Pelo contrário, vivia recebendo visitas, convites e elogios.

Emma Woodhouse vem mostrar que não precisamos encontrar alguém e casar para viver “felizes para sempre”. Devemos estar felizes, e assim, cativar o respeito, a admiração, e o amor! Ser feliz consigo mesmo, e amar a si próprio, são os segredos para ser um(a) solteiro(a) bem sucedido.  


COLABORAÇÃO: Ádac Barbosa, Camila Rocha, Rafaela Degliomini. (Obrigada meninas!)