sábado, 22 de agosto de 2015

"E se verdadeira pergunta não se refere a ser, mas a como ser?"





  • Título Original: Just One Day
  • Título no Brasil: Apenas um Dia
  • Autora: Gayle Forman
  • Editora: Novo Conceito
  • Tradução: Ana Paula Doherty
  • Páginas: 384


Allyson Healey está fazendo uma viagem pela Europa junto com sua melhor amiga, Melanie, e aquelas turmas de excursão. A última parada antes de voltar para o EUA, e a faculdade é a Inglaterra. Quando o livro começa, elas estão em Stratford-upon-Avon, na fila pra assistir Hamlet, porém resolvem ver Noite de Reis ao ar livre representado pela companhia Will Guerrilheiro.

No trem para Londres ela reencontra Willem, um garoto holandês que interpretou Sebastian na peça. Ele a acha parecida com Louise Brooks, atriz americana estrela do cinema mudo nos anos 1920, e lhe dá o apelido de Lulu. Ao chegarem em Londres ele propõe acompanhá-la a Paris, cidade que não deu pra visitar no seu tour. Na Cidade Luz, na companhia de Willem, Allyson vive não só o melhor momento de sua viagem, como também de sua vida, uma vez que pela primeira vez ela pode ser quem ela realmente é, não se importando com as expectativas dos outros, principalmente da mãe, q projeta filha a realização do seu maior sonho: estudar medicina. Allyson também se apaixona por Willem, e pelo ideal de liberdade q ele encarna, uma vez que o garoto tem viajado pela Europa, sem rumo certo, se entregando ao acaso, nos últimos anos. Porém, no dia seguinte ela acorda sozinha. 

Ao voltar para os EUA, ela tenta esquecer o que viveu em Paris. O primeiro semestre da faculdade, e do curso preparatório para medicina, não a satisfaz. Pela primeira vez suas notas estão ruins e ela não se mantém distante das colegas de alojamento. Além disso, sua amizade com Melanie está diferente, uma vez que a garota está sempre se reinventando. 

Na virada do ano, ela percebe o quanto está longe da sua identidade e resolve recomeçar. A mudança começa na faculdade, e com a ajuda da orientadora, ela adia algumas disciplinas do preparatório para medicina e inclui algumas de humanas, como Declamação de Shakespeare, apesar da lembrança que a acompanha. Ministrada por um professor excêntrico, o programa daquele semestre possui peças com uma temática em comum: "Mudança de identidade. Mudança de realidade." Durante a declamação de Como Gostais, Allyson percebe o vazio e a solidão em que se encontra e levanta a hipótese de talvez ter sido precipitada ao tirar conclusões quanto ao desaparecimento de Willem. A partir daí, e com a ajuda de Dee, seu novo melhor amigo, e das colegas de alojamento, Allyson resolve levantar informações sobre o garoto, e enfrentar a mãe, uma vez que resolve não estudar medicina. A busca por Willem a leva de volta ao Velho Continente, onde ela também quer resgatar Lulu, a garota que ela quer ser.

Gayle Forman é uma autora conhecida, graças ao sucesso de "Se eu ficar", já adaptado para o cinema. O livro, por ser um Young Adult, discute temas como a busca pela própria identidade, o primeiro amor, a relações com os pais, mas se destaca por utilizar as peças de Shakespeare para apresentar essas questões, comuns nessa fase de amadurecimento. O final é daqueles que nos deixam em suspense, e com mais vontade de ler a continuação, "Apenas um Ano", que já foi publicada no Brasil e apresenta a história pelo ponto de vista de Willem. Também fiquei com vontade de conhecer melhor as obras do Bardo, principalmente as comédias.

"O mundo inteiro é um palco, e todos os homens e mulheres, meros atores. 
Eles saem de cena e entram em cena, e cada um, a seu tempo, representa vários papéis." 
(Como Gostais, William Shakespeare)