terça-feira, 13 de outubro de 2015

Porque quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem.

por Aline Tavares

  • Título Original: Coraline
  • Título no Brasil: Coraline
  • Autor: Neil Gaiman
  • Editora: Rocco
  • Tradução: Regina de Barros Carvalho
  • Páginas: 160

       Coraline Jones vivia com os pais. Ela amava explorar, mas não gostava de experimentar novas receitas culinárias. Ela tinha vizinhos excêntricos, como duas senhoras que quando jovens foram atrizes e um senhor que ensaiava um circo de ratos.
       Um dia, ao explorar o próprio apartamento em um dia de chuva, descobriu uma porta que dava para uma parede fechada, porém, à noite, viu uma sombra que se dirigia à essa porta, e esta ficou aberta. Os ratos lhe mandaram um recado: não mexa na porta. As senhoras leram o seu futuro nas folhas de chá e a alertaram da iminência de um grande perigo. 
       Ao invés de ficar amedrontada, Coraline aproveita um momento de tédio quando esta sozinha em casa e abre a tal porta novamente, e encontra um ambiente semelhante a sua casa, e pessoas iguais aos seus pais, exceto por um detalhe: eles possuíam grandes olhos de botões. Coraline acha esse novo ambiente mais interessante, afinal, até os animais falam. Os novos pais a convidam a morar com eles, aderindo assim aos olhos de botões. Porém Coraline prefere voltar para sua família, mas ao chegar em casa, percebe que os pais não estão. Após passar um dia inteiro sozinha, ela descobre que eles foram sequestrados pela sua "outra mãe", no intuito de fazê-la voltar. Para reencontrá-los, Coraline terá de passar novamente pela porta e desafiar sua "outra mãe", contando somente com sua habilidade em explorar e um gato preto.
       Neil Gaiman é um aclamado autor de fantasia, ficção científica e quadrinhos. Nessa história, ilustrada por Dave McKean, ele utiliza-se de uma narrativa focada no público infantil para tratar de assuntos que nos angustiam mesmo na fase adulta, como a frustração em não sermos ouvidos, principalmente dentro da própria casa, o temor em sermos abandonados, o discernimento entre querer e poder, fantasia e realidade, expectativa e realidade. Também apresenta uma importante lição de coragem, da vitória do bem sobre o mal e das diferenças entre amor e posse, altruísmo e egoísmo. Uma leitura recomendada para todas as idades.

       "Contos de fadas são a pura verdade: não porque nos contam que os dragões existem, mas porque nos contam que eles podem ser derrotados. " (G.K. Chesterton)