quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Clube do Livro – Orgulho & Preconceito e Zumbis


  • Título no Brasil: Orgulho & Preconceito e os Zumbis
  • Título original: Pride & Prejudice and  Zombies
  • Autor: Jane Austen e Seth Grahame-Smith
  • Editora: Intrínseca
  • Tradução: Luiz Antonio Aguiar
  • Páginas: 320 

Sinopse: Orgulho e preconceito e zumbis é uma versão ampliada do popularíssimo romance de Jane Austen, trazendo cenas inéditas com zumbis partindo crânios de pessoas vivas para devorar seus miolos. Na abertura desta história, ficamos sabendo que uma misteriosa praga se abateu sobre o tranquilo vilarejo de Meryton, na Inglaterra – e os mortos estão retornando à vida! Nossa implacável heroína, Elizabeth Bennet, está determinada a eliminar a ameaça zumbi, mas logo sua atenção é desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. O que se segue é uma deliciosa comédia de costumes, repleta de civilizados embates entre os dois jovens enamorados – além de batalhas um tanto mais violentas, em cenas nas quais o sangue jorra fartamente. Conseguirá Elizabeth subjugar as crias de Satã? Poderá ela superar os preconceitos sociais da aristocracia local? Complementado com amor, emoção, duelos de espada, canibalismo e milhares de cadáveres em decomposição, Orgulho e preconceito e zumbis transforma uma obra-prima da literatura mundial em algo que você terá vontade de ler.


Para construir o livro, o autor utilizou a técnica mash up, ou mistura literária, onde o autor se apropria de uma obra, geralmente clássica, e adiciona elementos fantásticos, sem que se perca a identidade do autor. Resumindo: basicamente é o Orgulho & Preconceito que a gente conhece + os zumbis (morto-vivos). Não foi uma leitura fácil para todas, tanto que “decepcionante” foi uma palavra repetida a ao longo do debate, principalmente para aquelas que gostam da temática “zumbi”. A caracterização e o destino de alguns personagens, principalmente da Charlotte Lucas também não nos agradou, gerando ânsias de vômitos em algumas. Porém as cenas de lutas, com referências as artes marciais, ninjas e samurais agradaram em geral, gerando certa expectativa quanto ao filme.



Na San Diego Comic Con desse ano o autor do livro comentou um pouco sobre o livro e o filme, que será lançado em fevereiro do ano que vem. No filme Elizabeth Bennet será interpretada pela atriz Lily James (Cinderella), o Mr. Darcy será o Sam Riley (Na estrada), Jane Bennet será interpretada por Bella Heathcote, Mr. Bingley será o Douglas Both (Romeu e Julieta) e o Mr. Collins será o Matt Smith (Doctor Who).  Confiram alguns trechos: 

"Quando escrevi o livro, não havia expectativas de que ele seria lido".
"Mas quando virou um sucesso, fiquei muito assustado, porque Austen tem uma comunidade de fãs muito forte e achei que eles fossem querer me matar. Mas fiquei surpreso, porque eles têm senso de humor. E Jane Austen era uma pessoa muito engraçada, então gostaria de pensar que ela levaria numa boa".
"A intenção para todos era pegar as características originais e levá-las a um nível ridículo".
"O filme é feito de forma elegante, tem boas atuações, figurinos elaborados. Mas também tem zumbis, e funciona".



E aí já leram o livro? O que acharam?