sábado, 3 de outubro de 2015

“e aos vinte nove, com o retorno de Saturno, decidi começar a viver.”

Título Original: Quando Saturno Voltar

Autora: Laura Conrado

Editora: Globo Livros

Páginas: 248











Sinopse: Déborah Zolini é uma jornalista sonhadora, que trabalha como assessora de imprensa em um clube de futebol da segunda divisão, e namora o médico Sérgio há quatro anos. Ela faz planos de construir uma vida a dois, arrumar um emprego melhor e correr atrás de desejos que ainda não realizou. Só que a vida, ou as estrelas, guardam surpresas para Déborah. Em uma viagem ao Chile, ela encontra uma mulher misteriosa que lhe fala sobre o retorno de Saturno. Déborah não leva a moça muito a sério, mas pede às estrelas que a ajudem a realizar seus desejos. No entanto, no vôo de volta ao Brasil, um encontro inesperado começa a abalar a vida aparentemente certinha da protagonista. Aos poucos, Déborah começa a admitir que não está gostando do rumo que as coisas estão tomando em sua vida. Será a hora de partir para novos desafios? Trocar aquele relacionamento confortável pelo frio na barriga? Sair de vez da zona de conforto e ver o que acontece?

O Retorno de Saturno é um fenômeno astrológico ligado ao movimento de translação desse planeta. Quando nascemos, Saturno ocupa um lugar no céu. Quando ele retorna a esse ponto, 29 anos depois, isso pode resultar em transformações profundas.  Qualquer semelhança com a “crise dos 30” não é mera coincidência. Dessa maneira, o Retorno de Saturno é um recurso narrativo para contextualizar os acontecimentos do livro, em que a protagonista passa a questionar a maneira como lida com seus relacionamentos amorosos, escolhas profissionais e crises familiares.


Como um bom chick-lit, o livro possui uma protagonista por quem sentimos empatia imediata; um mocinho charmoso apelidado de “moreno tentação”; e um enredo recheado de momentos divertidos, em especial os ligados ao Taes, clube fictício de Minas Gerais onde Déborah trabalha. Mas como é comum em seus livros, a autora mineira Laura Conrado vai além, pois ao contar sobre esse processo de transformação na vida da protagonista, em especial a superação do comodismo, nos leva a questionar nossas escolhas, a refletir sobre o que estamos fazendo para tornar nossos sonhos realidade, nos dando uma injeção de ânimo na procura pela felicidade.

Cada capítulo do livro começa com um trecho do poema “Ode a uma estrela”, do poeta chileno Pablo Neruda. Nesse poema, o eu - lírico captura uma estrela, mas encontra dificuldades para lidar com seu brilho e por fim lança a estrela em um rio, fazendo assim uma metáfora sobre o amor, a posse e a liberdade.


“Ter sonhos esfacelados pode ser bom: dá para sonhar outros.”