segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O lado sombrio do homem comum


Para o mês de outubro [também conhecido como mês do meu aniversário, ou seja, aceito presentes XD] algumas de nós resolvemos fazer resenhas ligadas ao terror. Fiquei pensando então sobre qual livro eu deveria escrever já que, apesar de não ler muito livros de terror, fui uma das que sugeriu. Como eu já tinha lido o livro Amaldiçoado (antigo O Pacto) de Joe Hill, pensei em escrever sobre ele, mas alguma coisa me dizia que devia escolher outro.  Mas aí é surgia o problema... Estou fazendo tanta coisa na faculdade, além do trabalho, estágio e outros que não ando conseguindo acompanhar nem as conversas no WhatsApp das Garotas de Pemberley [Sim, ando sendo uma péssima amiga e peço desculpas meninas...]. Foi então que tive uma revelação quase divina! O autor nacional Raphael Montes [mais conhecido como meu autor nacional contemporâneo favorito] lançou um livro de contos macabros! E aqui estou pra falar dele!
O livro é uma coletânea de 7 contos que se passam em um vilarejo esquecido pelo tempo. Cada conto possui o nome de um demônio que representa um pecado capital. Isso mesmo! Demônios e pecados capitais! Tudo no mesmo balaio! Se dá pra ficar mais macabro?! Dá sim!
No prefácio do livro, Raphael nos revela que as histórias chegaram às mãos dele meio que por acaso! A morte de uma senhora idosa levou sua herdeira a vender sua coleção de livros, entre eles um caderninho escrito num idioma antigo!
Nesse livro somos apresentados a histórias que nos mostra um Vilarejo com habitantes típicos, pessoas com características tão humanas que podemos relacionar os personagens com outras histórias, séries ou até mesmo conhecidos nosso, e nos mostra até qual extremo o ser humano é capaz de chegar e por motivos variados. Somos confrontados com pensamentos e atitudes que muitas vezes pensamos em tomar, mas que a moral não nos permite [Graças à Deus!]
As histórias são contadas em ordem não cronológica, mas estão totalmente entrelaçados mostrando até como uma situação acabou desencadeando outra, como um erro puxa o outro e como o ser humano está sujeito à própria mente.
O papel de Raphael Montes nesse mundo é me deixar com medo [lê-se pavor] da humanidade sempre mostrando que somos capazes de revelarmos o pior de nós mesmos... Que dentro de cada um de nós existe um monstro, e deixando a pergunta : Até quando conseguiremos domina-lo?
  • Título Original: O Vilarejo
  • Autor: Raphael Montes
  • Editora: Suma das Letras
  • Ilustrações: Marcelo Damm
  • Número de Páginas: 96