sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

110 anos de Érico Veríssimo


Por Josana Walter

O escritor gaúcho Érico Veríssimo completaria 110 anos hoje. Ele nasceu no interior do Rio Grande do Sul, no município de Cruz Alta, e nos prestigiou com inúmeras obras, se consagrando um dos maiores escritores brasileiros com seus clássicos. Entre suas maiores obras estão Olhai os Lírios do Campo (1940), a trilogia O Tempo e o Vento (O continente, O retrato e O Arquipélago) que nos conta a formação do RS em 200 anos de história, com livros lançados nos anos de 1949, 1951 e 1962. O autor teve duas fases. Na primeira lançou livros como: Olhai os Lírios do Campo, Clarissa e O resto é Silêncio. Na segunda fase veio O Tempo e o Vento e Incidente em Antares. 


A obra que mais me marcou, e a muitos leitores, foi a trilogia O Tempo e o Vento, com personagens clássicos como Capitão  Rodrigo e Ana Terra. Ele nos mostra a ascensão e a queda política de estancieiros gaúchos, durante sua época e a brutalidade e violência ao longo de O Continente, a ascensão de uma família ao longo dos 200 anos retratados na trilogia, suas dificuldades que passam em meio a guerras e disputas políticas.



O continente se inicia com a clássica frase "Era uma noite fria de lua cheia", no episódio em em que o sobrado dos Cambará é cercado, por meio de relatos ao longo do livro e contado até o cerco naquela noite fria de lua cheia. O retrato nos trás a modernização das famílias gaúchas. O Arquipélago nos traz o fim da família junto com a queda de Getúlio Vargas, nos mostra a desintegração da família terra Cambará. A trilogia termina da mesma forma que começou com a frase "...era uma noite fria de lua cheia", contando em um livro a história da família Terra-Cambará.