domingo, 13 de dezembro de 2015

Uma distopia com cheirinho de passado....


Tìtulo: Ilha dos dissidentes
Autora: Bárbara Morais
Editora: Gutenberg- Brasil
Páginas: 304
Ano: 2013

    Olá pessoal! Bem, como já disse em um texto antigo que escrevi aqui para o blog a literatura nacional está cheia de joias que, muitas vezes, não são muito bem divulgadas e por isso acabam passando despercebidos por nós leitores. Então eis me aqui de novo, para aumentar a lista de desejados de vocês!

Sinopse: SER LEVADA PARA uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra.

    Conheci esse livro através de um vídeo resenha feito por Gabriel Utiyama (@gabritto) para o canal do Cabine Literária no youtube e o que me fez ficar curiosa e incluir esse livro na minha lista já gigante de desejados foi a seguinte frase: “ E o que acontece quando uma distopia futurista se encontra com os X-men.”, preciso dizer que essa comparação me deixou com várias pulgas atrás da orelha? Depois de um longo tempo (quase meio ano) consegui em fim comprar o primeiro volume da Trilogia Anômalos (a ideia era esperar sair a trilogia toda e comprar o Box bonitinho e tal, mas a curiosidade me venceu...Sim, sou fraca).
    Quando comecei a ler, pensei que o livro ia ser apenas mais uma história distópica para adolescentes que de alguma forma se tornam revolucionários e tentam derrubar o governo totalitarista (sim um molde bem conhecido por nós leitores não é mesmo), mas a história se mostrou muito mais profunda. Não se trata apenas da luta por um governo mais justo, mas trata problemas muito presentes ao longo da história da humanidade, nos fazendo olhar para o nosso passado e pensar que o nosso presente não é tão diferente do futuro “previsto pela Bárbara Morais.
Somos confrontados com problemas de preconceito incentivado pelo governo, as consequência das guerras, segregação, miséria, abandono e claro sobrevivência.
Esse primeiro volume da trilogia nos apresenta os personagens e o novo mundo em que vamos ser inseridos. Esse é o livro de apresentação do universo futurístico criado pela lindíssima e sensível Bárbara Morais.
    Agora vai a crítica negativa.... Tive problema para simpatizar e/ou me identificar com a personagem Sybil, talvez esse problema acabe nos próximos volumes!

    Pra fechar essa resenha deixo aqui um trecho do livro que me marcou muito:

“[...] E então começo a notar o que nossas vestes amarelas significam: as pessoas mudam de calçada para não passar perto, as mães escondem as crianças, os vendedores ambulantes se afastam. Temos portas, lojas, bebedouros,banheiros e vagões de trem diferentes. Temos cidades diferentes[...]”
P.S: Ficará à cargo de vocês se devo ou não fazer resenha dos outros dois volumes da trilogia então deixem um comentário aqui ou no post do Facebook!