sábado, 27 de fevereiro de 2016

1° Ato

Título: A Bailarina Fantasma
Autor: Socorro Acioli
Editora: Biruta/ Seguinte
Páginas: 183/ 192
Sinopse:
Anabela mal podia conter a empolgação quando seu pai foi o arquiteto escolhido para coordenar uma obra no Theatro José de Alencar, em Fortaleza. A proposta era que aquela casa de espetáculos maravilhosa mantivesse as mesmas características de quando foi inaugurada, em 1910. Logo vira rotina para Anabela passar as tardes por ali, fazendo a lição de casa enquanto o pai trabalha. Mas essa reforma vai acabar desenterrando histórias escondidas há muitos e muitos anos, já que Anabela começa a ver uma bailarina translúcida, vestida de azul, que mais ninguém parece enxergar. Será que a garota vai conseguir ajudá-la?
- -x- -

Nossa protagonista, Anabela, vive junto com seu com seu pai, Marcelo, na casa mais antiga da cidade. Eles vivem uma vida modéstia, simples e cheia de antiguidades. Até, Marcelo, receber a noticia que será um dos responsáveis pela restauração do Teatro José de Alencar. Nesse momento a vida de nossa protagonista muda completamente, quando em uma apresentação de balé ela vê uma bailarina diferente das outras presentes no palco. 

Clara, a bailarina diferente, na verdade é um fantasma que com ajuda de Anabela conta sua incrível historia de vida nos palcos e fora deles.

A bailarina Fantasma é uma narrativa que te faz entrar pelo mundo da dança de uma forma mágica e delicada como se fosse uma bailarina dançando em uma caixinha de musica. A história é muito bem escrita e detalhada, mas não de uma forma cansativa. 

O livro te leva até o Teatro José de Alencar em Fortaleza, onde em meio a narrativa você mergulha em uma aula de história sobre a cidade e a construção desse teatro maravilhoso e junto com tudo isso aprende um pouco sobre restauração de teatros .

Quando você segura o livro pela primeira vez acha que vai ser uma leitura bobinha para se ler no fim da tarde, mas a historia te prende e te leva para o universo descrito em cada página. Com toda certeza você vai chorar e se emocionar com a vida da Clara e ficar impressionado de como a autora, Socorro, consegue transmitir tantas emoções e descrições em um único livro.

Algo muito legal que a autora conseguiu fazer, foi construir uma forma peculiar de cada personagem falar, fazendo o leitor ter acesso a vários pontos de vistas diferentes.

O livro foi lançado primeiro pela editora Biruta com uma edição linda que combinou muito com a narrativa. Atualmente a editora Seguinte lançou uma nova edição separada em uma série de 4 volumes onde cada uma se passa em uma cidade brasileira, eu ainda não peguei em mãos mais parece ter ficado muito bonita.