quinta-feira, 24 de março de 2016

O Pagador de Promessas

O Pagador De Promessas
Descrição
Nesta peça de renome internacional, o autor narra o emocionante calvário do simplório Zé-do-Burro: para cumprir promessa feita a Iansã, pela cura de seu burro, ele divide seu sítio com os lavradores pobres e carrega pesada cruz de madeira no percurso de sessenta léguas, com o objetivo de depositá-la no interior da igreja de Santa Bárbara, em Salvador. 
Ao contrário do que acontece com muitas obras teatrais de qualidade, que se iniciam com ímpeto e às vezes o mantêm até certa altura para nos frustrar no final, esta peça de Dias Gomes é um todo completo e acabado: o seu final não resulta em frustração, mas em plenitude. E para isso é preciso que se reúnam, na realização da obra, aqueles fatores imponderáveis que dão nascimento à verdadeira obra de arte.

O Pagador de promessas nos trás a História de Zé-do-burro, que para que seu animal fosse curado fez uma promessa de carregar uma cruz até a igreja de santa barbara em salvador. A peça nos trás a fé em diferentes religiões, cujo a santa é a mesma, só muda o nome. De uma forma emocionante nos conta a peregrinação do personagem até encontrar a igreja.

Por ser uma promessa inicialmente feita a uma santa que não é da igreja católica, o responsável pela igreja não deixa o personagem entrar, ele começa a chamar atenção da população local e de jornais da época. O livro nos trás a persistência do personagem em cumprir sua promessa, chegando a chamar atenção de diversas autoridades. Com um final não esperado durante a peça, o leitor é surpreendido com seu desfecho, não da forma como o Zé-Do-Burro planejava chegar a igreja para cumprir sua promessa, mas consegue cumprir.

O livro nos faz pensar diversas questões a fé das pessoas e a que ponto chegam, a persistência da igreja católica em não deixar o personagem entrar, por ter feito a promessa a um santo, que não é da própria igreja.

Ficha Técnica:
Titulo: O pagador de promessas
Autor: Dias Gomes
Ano de Lançamento: 1959
Editora: Bertrand Brasil
Edição: 60
Ano de Edição: 2014