quarta-feira, 20 de abril de 2016

Dicas da Mih - Racconti e Romanzi (Lançamento #3)

Bem, não sou fluente em Italiano, mas me viro bem, obrigada. A verdade é que sou apaixonada pela língua, eleita diversas vezes por diversos canais como a língua que possui o sotaque mais sexy e romântico do mundo. Mas não é apenas a língua que me encanta. A Itália em si é um local cheio de charme, histórias magníficas, lendas. Um dos mitos romanos mais famosos é o de fundação do povo, que diz que a cidade nasceu pelas mãos de Rômulo e Remo, irmãos gêmeos que, após serem abandonados no rio Tibre, foram adotados por uma loba. E assim teria nascido um dos maiores impérios de todos os tempos. Se/O que é verdade nessa história, ninguém sabe. Mas desde a sua fundação, já carrega todo um charme, uma força e o éclat de uma grande potência!

Hoje trouxe para vocês um autor que - talvez - poucos conheçam.

Quando falamos de contos de fadas, imediatamente aquele castelinho da Disney já vem à nossa cabeça como um "passe de mágica"! Cinderela é o conto mais famoso adaptado pela indústria de animação, e o autor atrelado a essa história na verdade são dois: Jacob e Wilhelm Grimm, mais conhecidos como Irmãos Grimm. "Mas Michelle, eu penso em Charles Perrault!" Okay! Charles Perrault então. Mas repararam que eu não falei que são esses os autores originais dessas histórias? É porque na verdade não são! Os nomes deles estão atrelados a essas histórias por terem transcrito para a língua escrita tais histórias que já eram conhecidas pela cultura popular. O que talvez vocês não saibam é que existiu um outro 'cara', que veio antes deles, e que transcreveu histórias, contos populares, e entre eles, Cinderela.

Já ouviram falar de Giambattista Basile?
Em 1634, foi publicado na Itália um livro chamado Pentamerone (ou o conto dos contos). Esse livro foi escrito por Giambattista Basile, mas ele também apenas reuniu contos já existentes na cultura popular. Esse livro reúne 50 contos de fadas.
Reparem: Os irmãos Grimm só vieram a publicar seu primeiro livro no século XIX, e Perrault em 1697.

Em sua origem, os contos de fadas não eram apenas essas histórias bonitinhas com finais sempre felizes. Havia mortes, sangue, maldades e muitas outras coisas que nunca seriam admitidas em um desenho da Disney. Isso porque a sociedade era diferente, a ideia do que era ser criança era outra e essas histórias não eram tidas como coisas de crianças, mas histórias para todos. Exemplo disso é que Cinderela de Basile é completamente diferente do que conhecemos - e quando digo completamente, é completamente mesmo! Um dia te conto...

"Mas Michelle, porque você está falando disso tudo na sua coluna?" Pergunta digna, merece um docinho.

Minha primeira dica de hoje segue a vibe cinematográfica italiana!

- Dirigido, Roteirizado (sim, essa palavra existe, pode procurar) e Produzido pelo italiano [*-*] Matteo Garrone, a elogiada produção participou da Seleção Oficial do Festival de Cannes 2015. O longa nos apresenta três fábulas, que são mostradas paralelamente. Na primeira, uma rainha engravida de uma maneira bem pouco convencional e tem que arcar com as consequências da sua decisão. Perto dali, um rei depravado se apaixona pela voz de uma mulher, sem saber que ela é uma velha. No terceiro conto, outro rei decide realizar um concurso que tem como prêmio a mão da sua filha, mas a princesa acaba levando a pior.
Três fábulas presentes no livro Pentamerone dão origem a um mosaico da época barroca do século XVII na Itália. Três reinos vizinhos governados em castelos maravilhosos pelos seus reis e rainhas, príncipes e princesas: um rei adultero e libertino, outro fascinado por um animal estranho, uma rainha obcecada pelo desejo de ter filhos e fadas… Magos, terríveis monstros e ogros velhos, acrobatas e cortesões são os heróis desta interpretação livre dos famosos contos de Giambattista Basile. 

E aí? Ficou com vontade de conhecer o outro lado de histórias tão conhecidas de uma forma como você nunca viu? Então programe-se!

Estréia prevista para 12 de maio de 2016.

Minha segunda dica é bastante típica de Michelle. Seguindo meu estilo literário favorito, o romance de época que está me enchendo os olhos... com lançamento previsto para maio.

Talentosa e ambiciosa, a modista Marcelline Noirot é a mais velha das três irmãs proprietárias de um refinado ateliê londrino. E só mesmo seu requinte impecável pode salvar a dama mais malvestida da cidade: lady Clara Fairfax, futura noiva do duque de Clevedon.
Tornar-se a modista de lady Clara significa prestígio instantâneo. Mas, para alcançar esse objetivo, Marcelline primeiro deve convencer o próprio Clevedon, um homem cuja fama de imoralidade é quase tão grande quanto sua fortuna.
O duque se considera um especialista na arte da sedução, mas madame Noirot também tem suas cartas na manga e não hesitará em usá-las. Contudo, o que se inicia como um flerte por interesse pode se tornar uma paixão ardente. E Londres talvez seja pequena demais para conter essas chamas.
Primeiro livro da série As Modistas, Sedução da seda é como um vestido minuciosamente desenhado por Loretta Chase: de cores suaves e românticas em alguns trechos, mas adornado com os detalhes perfeitos para seduzir.
Sedução de Seda, de Loretta Chase, é o próximo lançamento da Editora Arqueiro em formato digital. A autora da série "Os Canalhas", com dois volumes publicados no Brasil pela mesma editora - O Príncipe dos Canalhas e O Último dos Canalhas - vem agora estrear uma nova série, "As Modistas", que promete ser tão boa quanto a primeira.


Lançamento: 02 de maio de 2016
Quanto? R$ 21,84 (Digital
Link: https://goo.gl/wAjc0b



Beijinhos... E ate as próximas Dicas da Mih!