terça-feira, 17 de maio de 2016

Surpreendente!!!

       Não sei como Dani Atkins conseguiu fazer isso comigo! Em algum momento - mais precisamente do início ate o meio do livro - eu pensei ter me perdido da autora. Cheguei a julgar o livro "comum", ou "sem graça". De fato o livro começou assim, enganoso.
       Inicialmente fui apresentada a personagens comuns: um casal junto desde a adolescência, amigos de infância, uma família inglesa de classe média que vive na mesma cidade pequena desde sempre. Também vi momentos comuns: um casamento longamente esperado por todos, despedidas de solteiros, "melhores amigas para sempre", alguém que morre e leva um segredo para o túmulo. Esse segredo é o que vem movimentar o livro, e para um olho treinado [nossos olhos, queridos leitores], o segredo chega a ser bem óbvio, e o que me irritou foi o fato da personagem só tê-lo descoberto lá no meio do livro - na página 160 para ser mais precisa. CENTO E SESSENTA!
       Sua revolta com a descoberta não me surpreende, no entanto, diversas decisões tomadas por ela me fizeram largar o livro umas três vezes. Mas digo a você: NÃO faça isso!
       O livro trás reviravoltas, e uma série de questões que, treinando um pouquinho o poder da empatia, me fizeram avaliar alguns pontos sensíveis:
  • Da facilidade com que podemos perder coisas, pessoas e oportunidades;
  • Da rapidez como nossa vida pode mudar inesperadamente;
  • Da importância do perdão, tanto para quem perdoa como para quem é perdoado;
  • Das prioridades que estipulamos;
  • Dos nossos sonhos.
       E quando eu achei que tudo estava perdido, e que ela tomaria a pior de todas as decisões possíveis, Dani Atkins me surpreendeu. E a surpresa foi tanta que me levou lágrimas aos olhos!
       São 351 páginas de surpresas vividas no país natal da autora, divididas em 4 partes, cada parte iniciando com o momento presente. O livro é narrado em 1ª pessoa, e em tempo presente, mas são memórias, ou seja, algo que já passou, e o início de cada parte nos faz lembrar disso, assim como o último capítulo, que também se passa no momento presente, e é incrivelmente surpreendente. 
       Uma história que começou comum termina tão sensível quanto possível. E não é porque sou uma romântica incurável [como vocês já perceberam em cada post meu], mas porque eu tenho o costume, aliás, o vício de me colocar no lugar dos personagens, e viver suas histórias, o que me faz pensar com muito mais profundidade no que estou lendo. Convido você a fazer o mesmo!

"Emma tem 27 anos, é linda e inteligente e vive cercada de pessoas que ama. Prestes a se casar com Richard, seu namorado desde a época de escola, ela não poderia estar mais empolgada.

Mas o que deveria ser o momento mais feliz de sua vida de repente vira uma tragédia. Emma sofre um acidente e é salva por um estranho minutos antes que o carro em que ela viajava explodisse.

Abalada, ela decide adiar o casamento. E nesse meio-tempo descobre segredos que a fazem questionar as pessoas nas quais sempre confiara – a ponto de duvidar se deve se casar afinal.

Para complicar, ela se sente cada vez mais ligada a Jack, o homem que a salvou e que não sai da sua cabeça. Jack é lindo, gentil e divertido, de um jeito diferente de todos que ela já conheceu. Por outro lado, é Richard quem ela sempre amou...

Uma mulher, dois homens, tantos destinos possíveis. Como essa história vai terminar?"

       Surpreendente. É tudo o que consigo pensar.
Título Original: The Story of Us
Título no Brasil: A História de Nós Dois
Autora: Dani Atkins
Editora: Arqueiro
Tradução: Raquel Zampil
Páginas: 351


















Dani Atkins nasceu e foi criada em Cockfosters, Londres. Somente quando seus dois filhos estavam crescidos e saíram de casa, ela decidiu se dedicar ao sonho de ser escritora. Uma Curva no Tempo é seu primeiro romance.