terça-feira, 24 de maio de 2016

Caminho das Sombras

Caminho das Sombras

Para Durzo Blint, matar é uma arte e ele é o artista mais talentoso da cidade. Temido por muitos, Durzo é uma lenda viva com as mãos manchadas de sangue e nenhuma culpa pelas vítimas que deixa pelo caminho. Esse mundo sombrio também não é novidade para o jovem Azoth. Sobrevivendo entre becos sujos, ele aprendeu que a esperança é uma piada. Pelas regras das guildas, crianças são agredidas e surradas todos os dias. Tentar contestar essa realidade seria um risco alto demais. Mas quando a morte se torna questão de tempo para ele e seus amigos, Azoth se vê forçado a vencer o medo e agarrar a chance de virar um derramador, um assassino. Ele precisa se tornar discípulo de Durzo Blint. Para ser aceito, o garoto abandona sua antiga vida e abraça uma nova identidade. Ao se tornar Kylar Stern, ele aprenderá a transitar no mundo dos nobres, sobreviver às magias de seus inimigos e cultivar uma amizade muito especial: a da escuridão.
Ficha técnica
Título Original: The Way of Shadows
Título no Brasil: Caminho das Sobras
Série Anjos da noite; Livro 1
Autor: Weeks, Brent
Editora: Arqueiro
Tradutora: Fernanda Abreu
--x--

Caminho das sombras fascina o leitor desde o início, repleto de magia e profecias nos encanta logo no início. Nos é apresentado como um livro em que matar é um oficio, pessoas morrem todos os dias nas tocas, crianças são obrigadas a roubarem para tentar sobreviver. A vida de Azoth não é diferente, aos 11 anos já sofreu, tem medo, divide o pouco que tem com três amigos da mesma Guilda, sente medo dos mais velhos, jurou que não queria mais sentir medo, que queria um dia poder sair daquela vida.

Para poder se juntar a Durzo Blint é preciso mais do querer sair das tocas, Azoth é obrigado a matar aquele que mais temia: Rato. Um momento de pode ser fatal, Azoth sabe isso, não é só sua vida em risco, para se juntar a Durzo Blint vai ter que esquecer todo o seu passado, não poderia ser capaz de amar. Ainda criança é obrigado a assumir uma nova identidade, para o mundo Azoth estava morto, agora nascia Kylar Stern, um menino vindo de uma família mais nobre, que não tinha sido criado nas tocas, sim em uma família, que agora estava morando com o Conde Drake e sua família.

Kylar Stern mesmo sendo obrigado a esquecer o passado não consegue, visitando uma amiga de infância sem ela saber, ao mesmo tempo que aprende a arte dos derramadores convive no mundo dos nobres, fazendo amizades sinceras. O menino cresce, cada vez se tornando mais forte, mesmo que Azoth tenha morrido para o mundo, o menino ainda vivia nele, que aprendia outros sentimentos, mesmo acreditando que "a vida é vazia. Quando tiramos uma vida, não estamos tirando nada de valor" . 

Repleto de magia e profecias, que envolvem de alguma forma quase todos os personagens, com reis, príncipes e princesas, bruxos e magos, poderes e muitas artes dominadas ao longo dos anos. Magia do início ao fim, desde cedo sabem as artes, assumem postos importantes ainda jovens, criam laços de amizade permanentes, inimizades também são criadas desde crianças, em meio a disfarces e mentiras.

A história me fez pensar no que as pessoas são capazes de fazer, por amor; por poder; para proteger aqueles mesmo distantes, de uma forma direta ou indireta. Cativante e envolvente desde o início o livro encanta o leitor, do jovem leitor até o adulto com uma experiência maior. Com um final surpreendente nos deixa ansiosos pelos demais livros da trilogia.