sexta-feira, 13 de maio de 2016

Dicas da Mih - Indicações #1

Não briguem comigo!
Eu sei que estou atrasadinha, mas não esqueci de vocês. Eu estava caprichando! ;)

É a primeira vez que venho trazendo indicações pra vocês. Mas o que diferencia "Indicações" de Lançamentos" Michelle? Pergunta digna! Os lançamentos eu apresento a vocês, mas a mesma curiosidade que vocês sentem eu também sinto, pois ainda não li/assisti. Já as indicações eu trago apenas aquilo que eu já provei e gostei, mas gostei tanto que preciso compartilhar com o mundo! Entenderam? Então vamos parar de enrolação... vamos às Dicas da Mih!

Não é novidade pra ninguém o quanto sou apaixonada por Romances de Época e Jane Austen - a não ser que seja sua primeira vez no blog, sendo assim, seja bem vindo! Amo tudo relacionado ao período da Regência, ao Vitoriano... enfim, alguns séculos atrás. E tudo começou com Orgulho e Preconceito, escrito em 1813 pela minha querida Jane Austen, que se tornou minha grande paixão, me motivando dentro do gênero.
No início da nossa história como Garotas de Pemberley, a Thais Sarmento resenhou aqui o livro As Sombras de Longbourn, e sua análise do livro me conquistou. No entanto, não tive tempo pra parar e lê-lo. Mas agora que li, não me arrependo.
Minha primeiríssima indicação do dia se trata de uma Fanfic que foi publicada pela Companhia das Letras em 2014, e trás novamente o cenário que é área de Austen: Longbourn. Enquanto os Bennet vivem tranquilos suas vidas, conhecem seu novo vizinho, Sr. Bingley, e seus amigos e parentes, recebem Collins e o vêem casando-se com a vizinha, sofrem a perda de um pretendente, viajam, fogem, casam, existe uma célula na casa que não para: os criados. E com o foco voltado para Sara, uma das criadas de Longbourn, o livro trás a história por trás da história, contando a vida dos empregados e suas visões dos acontecimentos que sabemos de cor! 
FONTE: agua-marinha.net
O que me impressionou no livro: O conhecimento por parte da autora, Jo Baker, que não fugiu um momento se quer do contexto original, e sua criatividade ao mostrar algumas facetas de personagens que pensávamos conhecer, apresentando-nos o outro lado do Sr. Bennet, de Elizabeth, de Wickham, que Austen apenas "da a entender". Baker consegue virar do lado avesso personagens que não são seus, sem transformá-los em algo diferente. É impressionante. É como se Baker tivesse escrito seu livro sentada ao lado de Austen enquanto esta escrevia seu clássico Orgulho e Preconceito. Fatos e conhecimentos íntimos, que nos faz esquecer por diversos momentos que não estamos lendo Austen, e sim uma fã!
Outro ponto forte são tópicos abordados por Baker que, deliberadamente, Austen deixa de fora, como a escravidão e a guerra. Muitos de nós, leitores, nos questionamos com respeito a ausência desses temas nos livros de Austen, e Baker os trás com maestria, e ao mesmo tempo, explica porque eram temas "desnecessários" para a história central.

Minha segunda indicação tem relação com a primeira.

Assim como As Sombras de Longbourn nos trás a perspectiva dos empregados, e a maneira como uma casa é movida por esta célula, a série britânica Downton Abbey vem trazendo o cotidiano da família Crawley, e ao mesmo tempo, dos criados, responsáveis por manter a Abadia em movimento. A série, assim como o livro, mostram que, apesar de passarem muitas vezes despercebidos, os criados também têm histórias, sonhos, medos, desejos, caprichos, vícios. Mostram que muito da "fachada" das famílias aristocráticas da época depende deles, servos e empregados.
A série foi ao ar em 2010 lá fora, e veio para o Brasil em 2012. Com uma média de 10 milhões de espectadores por episódio, e 6 temporadas, totalizando 52 episódios que bateram record de audiência, a série foi premiada com o Globo de Ouro de Melhor Minissérie ou Filme para televisão, Prêmio Screen Actors Guild de Melhor Elenco em Série Dramática e Emmy do Primetime de Melhor minissérie ou telefilme.



Infelizmente não encontrei um trailer legendado que não contivesse spoiler e falasse da série como um todo, mas mesmo pra quem não domina tão bem o inglês assim, vale a pena assistir esse trailer pra ter o gostinho. Eu me apaixonei pela série, ri, chorei, me identifiquei com personagens. É maravilhosa, e por isso trouxe pra vocês.


Espero que tenham gostado, e que me contem o que acharam de As Sombras de Longbourn e Downton Abbey.
Beijinhos *-*
Até semana que vem!