quarta-feira, 18 de maio de 2016

Dicas da Mih - Históricos ou De Época? (Indicações #2)

Hoje minha abordagem vai ser um pouquinho diferente!
Estamos à todo vapor com nosso Top Comentarista, que desde Fevereiro tem movimentado nosso blog. Tudo, é claro, graças à vocês, que lêem, gostam, aprovam [ou não], e comentam. Adoramos esse retorno. Mas a questão não é essa. A questão é: tenho notado uma certa confusão quanto a dois gêneros literários muito amados por todos nós, então resolvi dar uma pesquisada, estudar um pouquinho, pra trazer uma informação mais precisa sobre a diferença entre Romances Históricos e Romances de Época, e aproveitar a deixa pra deixar minhas indicações aqui, que se resume a todos os livros citados! ;-)
***Apenas uma observação: A distinção entre Romance de Época e Romance Histórico existe apenas na nossa cultura. Lá fora - no exterior - todos são Romances Históricos. E outra coisa: existem pontos controversos, e diversas opiniões diferentes a respeito do assunto, visto que o termo Romance de Época é um termo contemporâneo. Então não briguem comigo, pois existem pessoas que analisam a questão de maneira diferente. Eu trouxe apenas os pontos em que há mais concordância, ok?!***

Temos as resenhas aqui no Blog! [Fica a dica!]
“O Romance de Época, além de não se importar com datas e nem fazer referências a fatos históricos importantes, se preocupa em mostrar como vivia e se comportava um povo em um determinado tempo. A maioria deles destaca a vida da sociedade londrina no período vitoriano, valorizando costumes como: moda, etiqueta social, passeios de charretes ou no campo, jantares, festas, teatros. A fragilidade da mulher, o casamento por conveniência, as amantes, a diferença entre as classes sociais, o valor de um título nobre, as intimidades sexuais entre os protagonistas são fatores importantes e estão sempre presentes nesses romances.”
Identificou? Aquele livro que a gente lê e logo fica claro o casal protagonista, e tudo gira em torno deles, trazendo uma problemática para a trama, mostrando seu cotidiano, e fechando com um belo final feliz, é um Romance de Época. Muitas vezes ainda ficamos indagando certas coisas, como por exemplo, um livro que se passa no século XVIII e não tem escravidão, ou a classe mais baixa nem sente os reflexos ou as consequências de uma guerra. Não é um erro. Esses fatos podem apenas não ser importantes para a trama central, pois trata-se de um Romance de Época.

Os Romances Históricos têm um compromisso maior com a realidade. Não deixando de ser um romance, esse gênero mistura história local com ficção, unindo o real ao imaginário. Por exemplo, um acontecimento histórico, ou um personagem real, em meio a uma história fictícia que esteja de acordo com dados históricos.
O gênero surgiu no início do século XIX, no período denominado Romantismo, e possui grandes nomes, como Alexandre Dumas e seu clássico Os Três Mosqueteiros, e Leon Tolstói com o conhecido Guerra e Paz. Suas principais características são:
  • O fato histórico deve ser o ponto de partida para a construção da ficção, ambos - história e ficção - interagindo;
  • Uso de temas heroicos e personagens representando valores éticos e morais;
  • A narrativa é construída no tempo passado, em detrimento ao tempo em que escreve o autor;
  • Busca de legitimação dos fatos históricos através de documentos e referências históricas;
  • Tentativa de recuperar estruturas sociais, culturais, políticas e estilos do passado;
“(...) um romance histórico é um romance que é definido antes da guerra do Vietnã (ou a Segunda Guerra Mundial, dependendo da editora). Lembre-se, a definição de um romance é que o enredo se concentra no desenvolvimento da relação entre o herói e a heroína – se o romance é retirado, não há mais história. Enquanto os livros de ficção histórica acontecem em um cenário histórico que foca sobre o efeito desse ajuste sobre os personagens – seja uma guerra, uma fronteira, ou a Revolução Protestante. Pode haver um romance na história, mas é uma subtrama”.
Com base nessa análise, podemos dividir esse gênero em:
  • Ficção Histórica: obras que focam em determinados períodos e fatos históricos (e que podem ter romance desde que ele seja uma subtrama);
  • Romances Históricos: obras ambientadas em um período anterior a 1950 e que usam um determinado pano de fundo para descrever um romance.
Podemos dizer então que, em geral, todos os livros narrados num período anterior a 1950 são considerados históricos, pois uma das grandes características desse gênero é reviver comportamentos e fatos do passado da sociedade. No entanto, deve ficar claro que nos Romances de Época esse compromisso com a história, com o real, não é pré-requisito, o que significa que não precisamos crucificar os autores por terem derrapado neste ou naquele fato histórico, ok?!

Sendo assim:
  • Romances históricos têm o foco nos fatos históricos, sem deixar, é claro, de ter romance. Nesse gênero, mesmo tendo romance, com várias tramas em plano de fundo, o cenário é embasado em situações reais que são o ponto de partida da história.
  • Romances de época são obras que usam um determinado período histórico como pano de fundo mas focam no desenrolar do romance central. Nesse caco, o foco está nos costumes da época e em como isso vai montando o romance.
Entendi, então, que TODO ROMANCE DE ÉPOCA É UM ROMANCE HISTÓRICO, MAS NEM TODO ROMANCE HISTÓRICO É UM ROMANCE DE ÉPOCA. No entanto, o mais importante é viajar nessas leituras e se encantar pelos costumes, linguagens, culturas e características dos séculos passados – seja através de um romance embasado em fatos históricos reais (romance histórico) ou seja por meio de um romance narrado em uma época remota (romance de época).

Espero ter conseguido explicar, e não deixar vocês ainda mais confusos [peço que me perdoem caso tenha sido esse o ocorrido]! E para maiores esclarecimentos, as fontes das minhas pesquisas estão no final do post!

Indicações:


Até a próxima *-*
Bjs da Mih




FONTE:

http://www.todamateria.com.br/romance-historico/
https://kayedacus.com/2008/05/13/writing-the-romance-novel-historical-romance-vs-historical-fiction/
https://www.rwa.org/p/cm/ld/fid=579
http://www.livrosefuxicos.com/2016/05/romance-historico-ou-romance-de-epoca.html#.Vzx025ErLDc