terça-feira, 3 de maio de 2016

Livros Que mudaram minha vida [Josana]


Poderia citar uma lista enorme, todos os livros que lemos nos marcam de alguma forma. Aquele clássico infantil que lemos quando estávamos sendo alfabetizados e percebemos que já sabíamos ler, até o romance que fomos obrigados a ler na escola.
Alguns me marcaram mais, de uma forma que jamais achei que fosse possível, me emocionando, muitas vezes mudando meus pensamentos. Todos nos marcam de alguma forma, alguns como: Harry Potter; A trilogia Jogos Vorazes; Capitães da Areia; Saga Crepúsculo, me marcaram mais, mudando por muitas vezes como eu pensava.

fonte: Letras Gregas Blog
Harry Potter conheci ainda criança, tinha 10 anos quando um colega da escola me apresentou, estávamos na 5 série do ensino fundamental, saindo da infância entrando na adolescência, nosso contato ainda era com livros e filmes de criança. Eu me encantei na hora, um mundo repleto de magia, conheci a saga e cresci com ela, fui ler os livros ja adolescente com 16 anos, um pouco antes de lançar o último filme nos cinemas, em duas semanas devorei os sete livros, me emocionei mais ainda com a história que desde criança conhecia, a saga me fez pensar sobre como agimos com pessoas diferentes de nós.

fonte: Just Carol Blog
A trilogia Jogos vorazes me fez passar dias pensando nos rumos que a humanidade tomou na história, que se as atitudes que vemos em vários cantos do planeta todos os dias não fazem a realidade de jogos vorazes se parecerem com um futuro não muito distante para a humanidade. Eu mudei, comecei a ver atitudes simples do dia a dia de forma diferente, a liberdade de expressão que temos, podemos livremente ir e vir, nossas crianças ainda podem brincar sem outros medos, nossos pesadelos não são com jogos em que é matar ou morrer.

Capitães da areia conheci já no fim da adolescência, em ano de vestibular, o que me fez ler não foi exatamente uma indicação, um professor de literatura dizia que sempre quis ser um guri de rua por causa do livro Capitães da Areia. Eu me apaixonei pela história quando a li, me fez pensar sobre como olhamos não somente os meninos de rua, mas também aqueles que são diferentes de nós, o livro mexeu comigo de diversas formas possíveis, chorei muito lendo, todas as vezes que leio choro com a história, que mesmo passando quase 100 anos continua atual.

A saga Crepúsculo me mudou e muito, tinha 15 anos de idade, tava no 1º ano do ensino médio, o filme Lua Nova ia ser lançado logo. Lembro que pedi o livro emprestado para uma amiga e disse que ia levar cerca de um mês para ler, pois era um livro grande, com aquela idade só lia livros pequenos. Junto com um amigo levei uma semana para ler, foi o primeiro livro grande que li, com quinze anos me apaixonei mais ainda pela literatura, a saga mudou minha vida por ter me ensinado a ler livros maiores em um tempo menor.