terça-feira, 10 de maio de 2016

Pamela, ou A Virtude Recompensada

Nome original: Pamela, or Virtue Rewarded
Nome no Brasil: Pamela, ou a virtude recompensada
Autor: Samuel Richardson
Tradução: Rafael Tages
Número de páginas: 392
Editora: Pedrazul

Sinopse: Em plena Inglaterra do século XVIII, um patrão aristocrata se apaixona por uma serva e cria várias situações para forçá-la a se entregar a ele. Ela, contudo, não abre mão de seus valores morais e luta para preservar a sua virtude, o que o deixa mais decidido a conseguir o objeto de seu desejo. Uma atração que pode levar Pamela à ruína.
Este ano a Pedrazul trouxe mais um livro clássico que não tinha sido publico no Brasil até então, Pamela, ou a virtude recompensada. Publico em 1740 é um romance em formato epistolar. Henry Fielding contemporâneo e rival de Richardson, até escreveu uma "paródia" chamada Shamela que é escrita como uma revelação chocante dos verdadeiros eventos que ocorreram na vida de Pamela Andrews.

A trama narra a história da bela, gentil e bem disposta Pamela, uma serva de 15 anos que após a morte de sua patroa só quer voltar para a casa dos seus pais, mas Mr. B. filho de sua senhora se apaixona por ela, e faz repetidas tentativas de seduzi-la. O desejo do Sr. B. por Pamela é tão insano que ele diz que vai envia-la para os pais depois de muita insistência dela e de outros empregados, mas a mantém prisioneira em sua propriedade em Lincolnshire, vigiada por uma empregada horrível, a Mrs. Jewkes. Pamela resiste a estas tentativas até que, finalmente, como o título sugere, sua virtude é recompensada e ele se casa com ela, tendo sido tão impressionado com sua bondade moral. 

Admirei a determinação de Pamela em não ceder, mas a achei boazinha demais. Ela não nutre um sentimento negativo se quer, por mais horrenda que a pessoa seja! E quanto ao Mr. B. confesso que fiquei um pouco tentada a gostar dele, mas o assédio que ele fazia quebrou o encanto, apesar de que no século XVIII era normal alguém como o Mr. B. agir assim com moças que estivessem muito abaixo de sua posição social. Gostei da narrativa, apesar de ter a achado um pouco cansativa, mas o li mais rápido do que eu imaginava.


PS: Pamela deve ter a síndrome de Estocolmo