quinta-feira, 26 de maio de 2016

Se você tem mais de 75 anos, está na hora de se alistar!


Título Original: Old man’s war
Título no Brasil: Guerra do velho
Autor: John Scalzi
Editora: Aleph
Tradução: Pete Rissatti
Páginas: 368

Oi pessoal!
                Quanto tempo não é mesmo? Desde a última vez que eu resenhei aqui pra vocês muitas coisas aconteceram, como por exemplo, eu ganhar na loteria e ter Zika (uma das duas é mentira...tentem adivinhar qual! Pois é! Não ganhei na loteria dessa vez....). Mas vamos aos trabalhos não é mesmo?

“No meu aniversário de 75 anos fiz duas coisas: visitei o túmulo da minha esposa, depois entrei para o exército.”

E é assim que começa o livro Guerra do velho lançado no primeiro semestre (acho que foi em Abril...) desse ano  (2016) pela editora Aleph. Ficaram curiosos?Vamos ler a sinopse então?

Sinopse: A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD - Forças Coloniais de Defesa. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos. John Perry vai aceitar esse desafio, e ele tem apenas uma vaga ideia do que pode esperar.
Como você podem ver esse livro vai tratar de uma distopia em que vamos seguir os passos de John Perry um recruta de 75 anos das FCD –Forças Coloniais de Defesa que tem como principal função expandir os territórios de domínio humano na nossa querida galáxia. Ao longo dos capítulos vamos acompanhando as missões do recruta e seus amigos além de conhecer novas raças de extraterrestres e tecnologias que desenvolvemos e/ou que nossos inimigos desenvolveram.
Antes de escrever essa resenha e até mesmo de ler o livro li algumas opiniões sobre o livro e pude perceber que as opiniões ficaram bem divididas, o que me deixou mais curiosa ainda e me fez comprar o livro em pré-venda. Eu não conseguia pensar em como Scalzi ia desenvolver a premissa de colocar senhores e senhoras com mais de 75 anos pra lutar contra criaturas extraterrestres, amarrar tudo e dar um desfecho no mínimo satisfatório!
Mas a história é muito mais do que isso! Não estamos apenas lidando com eventos de um futuro imaginado, extraterrestres ou apenas um livro para entretenimento. Somos colocados de frente com o problema da colonização e as implicações delas para os colonizados e os colonizadores. Foi levada a pensar na situação de séculos atrás em que os povos europeus se lançaram a colonizar novas terras em busca de território, especiarias e tudo aquilo que aprendemos nas aulas de história que conseguimos ficar acordados.
Sei que posso estar exagerando um pouco, mas a cada novo raça extraterrestre que eu era apresentada pensava na necessidade do ser humano de conquistar/dominar novos territórios, achar que sua cultura é mais importante que a dos outros e que sua religião supera a dos outros (vemos isso todo dia na internet não é não?).
Mas o livro não é perfeito! Não consegui identificar em nenhum dos personagens características de senhores e senhoras de idade. Parecia apenas que todos eram jovens! Não consegui sentir quase nada da maturidade que ganhamos com a idade e muitas vezes me esquecia da idade que os personagens tinham. Outra coisa que ainda não consegui determinar foi se a pouca exploração dos personagens foi algo pensado ou não. Em nenhum momento o autor se aprofunda nas histórias e caráter dos personagens deixando difícil nos apegarmos e sofrermos com os personagens, lembrem-se que estamos no meio de uma guerra, então os personagens estão sempre em risco de morte, sendo assim seria importante nos apegarmos aos personagens. Mas como a história é contada em primeira pessoa pelo personagem John Perry, dessa forma só conhecemos os outros personagens pelo pouco tempo que Perry passou com eles.
O livro super vale à pena para quem, como eu, é fã de ficção científica e distopias! Além da escrita leve e do universo muito interessante criado pelo autor o enredo é criativo e nos apresenta certas tecnologias que eu amaria ter à minha disposição!
Bem é isso pessoal!
Até a próxima!

Deborah M.