terça-feira, 7 de junho de 2016

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias

Título Original: The Melancholy Death of Oyster Boy & Other Stories
Título no Brasil: O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias
Autor: Tim Burton
Editora: Girafinha
Tradução: Márcio Susuki
Páginas: 123

Sinopse: Das incríveis animações em stop motion — como O estranho mundo de Jack e A noiva cadáver — aos modernos e excêntricos contos de fada Edward Mãos de Tesoura e Peixe grande, o cineasta Tim Burton tornou-se conhecido por sua linguagem visual única, que equilibra perspicácia e humor ácido.
   Neste livro, em que as ilustrações evocam a doçura e a tragédia da vida, Burton apresenta uma galeria de personagens infantis muito peculiares. Incompreendidos e desajustados, eles lutam para encontrar amor e aceitação em um mundo cruel. São desesperançados e infelizes heróis que nos lembram o lado negro que há em todos nós.



   Sim, vocês leram certo, o  autor do livro é o diretor e conhecido cineasta Tim Burton, ele que é muito conhecido pelos filmes excêntricos e soturnos, também se dedica a literatura, no caso desse, poesia voltada para o publico infantil.
   O livro contem diversas historinhas que trazem, do universo magico criado por Burton, criticas  e reflexões sobre vários temas atuais e para melhorar o que já é maravilho no livro, as ilustrações foram feitas e assinadas pelo Burton, e elas juntamente com os poemas te levam pra outro mundo.
   Os poemas são curtos e super-rápidos de ler, li o livro todo em dez minutos, mas não me canso de ficar relendo os poemas todo dia, eles são divertidos e fluem de uma maneira gostosa . Não sou fã de poesia, mas depois de ler essas fiquei com vontade de procurar outras.
  É claro que um dos maiores responsáveis, além do Tim Burton, para que esse livro aqui no Brasil fosse tão agradável de ler  é o tradutor Márcio Suzuki. Ele conseguiu (não sei como) rimar, deixar uma linguagem fácil e agradável, não modificar quase nada do contexto de cada poema e ainda nos encantar com as escolhas de cada palavra. Tradução simplesmente perfeita.

Segue um exemplo desse livro simplesmente perfeito:



O Menino de pregos nos olhos
Os problemas ópticos devidos
Aos dois pregos nos olhos do menino
Fizeram sua árvore de alumínio
Ficar meio fora do figurino.
(Tim Burton,1997, p.33)



Para saber mais:



   Timothy William Burton, mais conhecido como Tim Burton, nasceu na cidade de Burbank, na  Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 25 de agosto de 1958.
   Sua infância foi cercada de fantasia e muitos livros arrepiantes do escritor Edgar Allan Poe  . Ao terminar o colégio, Tim, conquistou uma bolsa de estudos concedida pelos estúdios da Disney, no Instituto das Artes da Califórnia, na cidade de Valencia. Depois de estudar e se especializar em Animação, passou a trabalhar para a Disney na função de aprendiz de animador. Logo ele começou a investir em seu próprio curta-metragem e dai por diante não parou mais, passou a criar outros curtas e logo depois os seus tão conhecidos longas-metragens, alguns foram de extremo sucesso, como o inesquecível Edward Mãos de Tesoura, e outros nem tanto, como Marte Ataca!




Fonte: INFOESCOLA. Disponível em:  <http://www.infoescola.com/biografias/tim-burton/> Acesso: 29 de maio de 2016.