quinta-feira, 9 de junho de 2016

Fight like a Lady

(por Silvana Fonseca)

Filme baseado no livro com mesmo nome, do autor americano Seth Grahame-Smith, lançado em fevereiro deste ano no Brasil, Orgulho, Preconceito e Zumbis (OPZ carinhosamente) traz como diz o próprio título uma adaptação um tanto diferente do romance histórico de Jane Austen, Orgulho e Preconceito com o elemento em alta: Zumbis.

Basicamente, a história do filme se ambientaliza na Inglaterra do século 19, tendo as irmãs Bennet como guerreiras shaolin (meio a lá Bruce Lee e Jack Chan) treinadas para matar mortos vivos em uma espécie de apocalipse zumbi. Dando destaque aos personagens principais como o clássico de Jane Austen: Elizabeth Bennet, interpretada pela Lily James (a mesma que fez a nova versão Disney de Cinderela) e Sr. Darcy, interpretado pelo Sam Riley (o corvo em Malévola) que em meio a todo esse caos zumbi se apaixonam apesar das divergências iniciais.

No geral, o filme agrada bastante aos olhos de quem assiste OPZ, pois achei a produção muito bem feita, principalmente em termos de figurino, retrato, sequências de luta e trilha sonora. Há controvérsias com a escolha do elenco (alguns gostaram e outros nem tanto...), porém achei todo o elenco bastante forte, destacando Lily James que trouxe uma Lizzie bastante enérgica, decidida e perspicaz, Sam Riley como um Darcy pretensioso e arrogante e Matt Smith como o super engraçado Sr. Collins. Já a química entre Lizzie e Darcy não conseguiu me atrair, talvez porque senti que houve mais ação e isso talvez tenha mascarado mais do que deveria o romance do filme.
Pois bem, quanto as similaridades (ou não...) entre filme e livro, achei que conseguiram trazer a história do livro bem estruturada para o filme, porém, pecaram na ausência de trechos importantes (e ao meu ver primordiais) que não poderiam deixar de ser abordados no filme. Uma outra coisa que me incomodou (mas isso também é por culpa do livro) é o fato de como os zumbis foram abordados: como mortos vivos sem ameaça nenhuma que só estão no filme para enfeitar as cenas de luta (chega a ser cômico).

Resumindo, OPZ é um filme bem agradável de assistir, não possui a grandeza do clássico OP de Jane Austen, mas consegue lhe entreter e até lhe tirar boas risadas! E aí qual a opinião de vocês sobre o filme?! Conte-nos!

Título Original: Pride and Prejudice and Zumbies
Título no Brasil: Orgulho e Preconceito e Zumbis
Direção: Burr Steers
Produção: Natalie Portman, Allison Shearmur, Marc Butan, Sean McKittrick, Brian Oliver, Annette Savitch, Tyler Thompson
Lançamento: Fevereiro de 2016
Duração: 108 min