terça-feira, 30 de agosto de 2016

BEDA #30 Amor & Amizade: Lady Susan no cinema





Título original em inglês: Love & Friendship

Título no Brasil: Amor e amizade

Ano produção: 2016

Dirigido por: Whit Stillman

Lançado pela primeira vez em 1871, Lady Susan é um livro um pouco diferente do que costumamos ler de Jane Austen. Isso porque ela não é aquela heroína austeniana tradicional, solteira, que procura um casamento. Isso definitivamente não define nossa protagonista. 

Antes disso, e longe de poder ser considerada ingênua, Lady Susan é uma imponente viúva, e essa sua condição não a deixou em uma situação financeira estável, digamos assim. Isso a fez fazer algumas “visitas” duradouras a amigos e parentes. E nessas visitas que desenrola o enredo desse livro que, nesse ano, teve uma adaptação lançada nos cinemas.


Tanto no livro quanto no filme, podemos observar uma mulher de temperamento marcante e envolvente, tão forte quanto a beleza da qual a marca. Aonde chega, Susan tem sua presença notada, como não poderia deixar de ser. Suas ações são todas voltadas pelo seu interesse próprio, em detrimento da felicidade dos demais, inclusive de sua filha, Frederica.

Susan mostra-se fútil, ao mesmo tempo que manipuladora, querendo que sua filha faça um casamento sem amor, por interesse, como era costume naquela época. Paralelo a isso, ela procura um novo casamento para que possa se estabelecer, e encontra no irmão de sua cunhada, Mr. Vernon, uma oportunidade para isso.


Lady Susan fica hospedada na maior parte da trama na casa de seu cunhado, Mr. Vernon, irmão de seu falecido marido, e todos ao seu redor, com exceção de sua cunhada Mrs. Vernon, acatam suas vontades, e caem nas articulações tramadas por ela. Durante todo o tempo, Susan conduz com astúcia suas artimanhas, entretanto o final tem uma pequena reviravolta.


Um dos pontos fortes que podemos citar nessa adaptação, foi o cenário, que recria muito bem os ambientes do século XIX. O figurino é outro ponto alto do filme, e as personagens estiveram impecáveis, especialmente Lady Susan, com vestidos suntuosos a cada novo ambiente. O longa é rico em detalhes, e retrata bem a nobreza da sociedade inglesa dessa época, e, assim como no livro, não deixa de ter seu toque de humor, com personagens caricaturados, como o Sir James Martin, pretendente de Frederica.


Apesar de ser uma história diferente das demais escritas por Jane Austen, Lady Susan, escrito de forma epistolar, também tem seu lugar garantido no coração das fãs, pois no fundo trata-se da mesma temática, de forma diferente, com certeza, mas nos mostra o que já estamos acostumados, uma mulher como protagonista que precisa lidar com as adversidades impostas a ela, querendo encontrar alguém para se casar.

O filme é bem descontraído e cumpre seu papel, nos levando a uma agradável viagem para século XIX.

Produtores: Katie HollyKatie Holly e Lauranne BourrachotLauranne Bourrachot

Roteiro: Whit Stillman

Elenco

Kate Beckinsale: Lady Susan Vernon

Chloë Sevigny: Alicia

Conor Lambert: Wilson

Emma Greenwell: Catherine Vernon

James Fleet (I): Sir Reginald DeCourcy

Jemma Redgrave: Lady DeCourcy

Jenn Murray: Lady Lucy Manwaring

Justin Edwards: Charles Vernon

Morfydd Clark: Frederica Vernon

Tom Bennett: Sir James Martin