quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O livro sobre um livro - Uma história de respeito

Olá, pessoinhas de Pemberley! Hoje venho falar pra vocês de um livro que ganhei no amigo secreto das Garotas de Pemberley do ano passado, mas só tive a oportunidade de ler agora em novembro. A obra se chama As Memórias do Livro e a autora é a premiada Geraldine Brooks. Sim, amigos, o livro é sobre a história de um livro, mais precisamente, o Manuscrito de Sarajevo.

A história começa falando de Hanna, uma restauradora de livros antigos chegando a cidade de Sarajevo, na Bósnia, onde uma antiga e raríssima Hagadá foi encontrada e precisavam que ela a analisasse. Uma hagadá é um livro que narra a saída do povo judeu do Egito e que é recitada na primeira noite da Páscoa judaica. Esse manuscrito em questão foi escrito em hebraico na Espanha medieval e muito adornado, isso em uma época que o Judaísmo condenava todo tipo de ilustrações.

Durante a narrativa, a autora descreve o trabalho de Hanna e também suas descobertas pessoais enquanto estuda a Hagadá, como por exemplo, quem é o seu pai. Mas muito além da vida de Hanna, o livro foca na trajetória que o livro percorreu durante séculos até ser salvo por um jovem muçulmano nos anos de 1990. Algo muito interessante é que apesar de o livro ter valor religioso e os conflitos entre cristãos, muçulmanos e judeus datarem de séculos atrás, a Hagadá só não foi destruída diversas vezes por causa de cristãos e muçulmanos, trazendo nas entrelinhas da narrativa uma mensagem de tolerância e respeito pela crença do outro.

A Hagadá de Sarajevo
Dessa forma, podemos conhecer personagens muito interessantes e bem construídos: Uma jovem judia, fugindo dos exércitos de Hitler e abrigada por um casal muçulmano que ajudou a esconder o manuscrito; um rabino viciado em jogos de baralho que convenceu um padre inquisitor alcoólatra a assinar o livro em Veneza no ano de 1609, deixando-o livre das garras da Igreja Católica; um médico adultero de Viena, em 1894, que tratava um dos restauradores da hagadá, já que este sofria de uma doença venérea;  o homem que escreveu a hagadá e sua família, em 1492 durante a expulsão dos judeus da Península Ibérica e também a pessoa que fez as ilustrações em 1480 que, aliás, foi uma grande surpresa pra mim. 
Além de ficar presa na narrativa que a cada momento tem uma grande reviravolta, o livro também nos proporciona a oportunidade de aprender sobre a história da Europa e dos hebreus. Claro que mesmo o livro existindo, a maioria dos acontecimento narrados são ficcionais, apenas encaixados na história, já outros são deduções dos estudiosos da obra, sem nenhuma prova de que realmente aconteceram. As Memórias do Livro é emocionante, envolvente, bem escrito e muito lindo, vale a pena dar uma chance.

Ficha Técnica:
Título: As Memória do Livro: Romance sobre o Manuscrito de Sarajevo
Título Original: People of the Book
Ano: 2012
Editora: Agir