sábado, 31 de dezembro de 2016

RETROSPECTIVA LITERÁRIA 2016



Sim! Mais um ano encerrando, tempo de relembrar o que passamos, do que gostamos, do que não gostamos, do que fizemos, do que deixamos de fazer... E é claro que As Garotas de Pemberley não poderiam ficar de fora dessa reflexão. E o resultado, vocês vão saber agora!

Retrospectiva das Garotas de Pemberley

(o nome da garota que respondeu está ao lado da resposta)

FONTE: laoliphant.com.br
A capa mais bonita:
(Fernanda) - A capa mais bonita sem duvida é a do livro Jackaby de William Ritter, ela me chamou a atenção assim que entrei no estande da editora Única durante a bienal. Sua capa é toda detalhada com tons de azul, preto e um pouco de vermelho e depois de ler o livro percebi que ela combinou perfeitamente com ele.

Capa mais simples:
(Michelle) - Depois Daquela Montanha, Charles Martin.

O maior livro:
(Fernanda) - Com quase 500 páginas o título foi para O Primeiro Último Beijo de Ali Harris e valeu cada uma delas.

O menor livro:
(Josana) - O menor livro que li esse ano foi Os Contos de Beedle, o Bardo, de J.K. Rowling, com apenas 128 páginas, mas que amei o livro no momento em que o tive comigo.

(1) A capa mais simples; (2) O maior livro; (3) O menor livro.

O livro que mais me fez chorar:
(Jesiane) - Eu amei Como eu era antes de você, então decidi ler mais livros da Jojo e achei Um mais um. Não me arrependi. A leitura é fluida e tem uma lição sobre a vida que me levou às lagrimas. Recomendo a todos.

O livro que me fez chorar de rir:
(Josana) - Em alguns momentos de água para elefantes chorei rindo, a história é incrível nos faz chorar de emoção e em alguns momentos por ser engraçada.
(1) O livro que mais me fez chorar; (2) O livro que me fez chorar de rir; (3) O livro favorito de 2016.
O livro favorito do ano:
(Fernanda) - Como sempre, Jojo Moyes me surpreendeu com suas histórias e acabou que um de seus livros ficou como titulo de favorito do ano. O Navio das Noivas é uma história emocionante e envolvente que se passa quase que inteira em um velho porta-aviões que depois de sofrer na guerra tem sua ultima viagem lotado de mulheres em busca de seu futuro. Vale muito a pena ler.

FONTE: blogcademeulivro.blogspot.com.br
Aquele livro que me fez refletir:
(Michelle) - Como eu era antes de você, da Jojo Moyes. Além de me render uma ressaca literária por semanas, me fez refletir muito. Não sobre a questão do suicídio assistido, mas sobre a forma como o mundo enxerga e recebe o deficiente físico - ou não enxerga e não recebe! Me fez refletir e mudar em vários aspectos. Me fez ver que, ainda que eu não possa mudar o mundo todo, posso fazer a diferença no mundo de alguém. Foi isso o que me fez repensar a minha vida e meus objetivos.

O livro mais aguardado do ano:
(Josana) - Harry Potter e a criança amaldiçoada, da J.K. Rowling. Esperei por meses o lançamento dele. Esperava algo novo desde o último filme, em 2011.

Recomendado por um amigo:
(Vanessa) - O livro que li recomendo por uma amiga foi "O lar da senhorita Peregrine para crianças peculiares", de Ransom Riggs, e é realmente incrível, eu adorei a história. Já estou com a continuação, "A cidade dos etéreos", e ansiosa para começar.
(1) O livro mais aguardado; (2) Recomendado por um amigo; (3) Livro que ganhei de presente.
Um livro que ganhei de presente:
(Josana) - Vida e Morte: Crepúsculo Reimaginado, da Stephenie Meyer. Já o desejava desde antes do lançamento! Crepúsculo foi a série que me fez entrar no mundo da literatura e não parar mais de ler.

O primeiro livro lido em 2016:
(Aline) - Uma noite para se entregar, da Tessa Dare (Spindle Cove #1). Na verdade esse é um chute, pois não faço a menor ideia de qual foi o primeiro livro que li. Mas como li os primeiros livros dessa série em janeiro vai ficar sendo esse. Imaginem um balneário pacato onde moças que não estão preparadas para a temporada, ou que se estão envolvidas em algum escândalo, podem passar um tempo tranquilas. Agora imaginem um militar que para recuperar seu prestígio precisa estabelecer uma milícia na região. Para ver o resultado disso, só lendo essa série que é uma das minhas preferidas entre os romances de época. 

O último livro lido em 2016:
(Vanessa) - Depois de você, de Jojo Moyes. Eu li "Como eu era antes de você" no início do ano, e esperei isso tudo para saber a continuação [risos]. Mas confesso que valeu a pena, gostei muito dos dois.

Um livro lido em grupo:
(Jesiane) - O Iluminado, do Stephen King, para mim é um dos melhores livros de terror de todos os tempos. Sou suspeita pra falar porque amo esse autor. Ele tem um jeito único de causar medo e desejo de saber como termina a história, e quando o livro acaba, você fica pensando na história durante dias.
(1) O último livro lido em 2016; (2) Livro lido em grupo; (3) Livro que abandonei.
Um livro que abandonei:
(Vanessa) - O Fantasma da Ópera, Gaston Leroux. Mas não foi porque não gostei nem nada, mas como sempre leio mais de um ao mesmo tempo acabei deixando de lado, mas pretendo retomar em breve.

Um livro que eu li e assisti a adaptação:
(Michelle) - Garota Exemplar, da Gillian Flynn. Um livro muito marcante pra mim, que tive uma ressaca literária imensa, e fiqueicom medo de assistir ao filme. Medo de me decepcionar, de estragarem uma obra tão perfeita. Mas depois que vi o filme, constatei que foi o filme mais fiel ao livro que já vi. Recomendo ambos!

Um livro que reli:
(Aline) - No Mundo da Luna, da Carina Rissi. Nada como uma boa releitura para se recuperar de uma ressaca literária. Toda vez que ando sem vontade de ler nada eu releio algum livro que gostei bastante, em especial algum chick lit. Nesse final de ano bateu uma bad e as confusões da Luna foram fundamentais para dar um gás nas minhas leituras nessa reta final.

Virei a noite lendo:
(Aline) - Vampire Academy é uma fantasia urbana sobre vampiros. As protagonistas são Rose Hathaway e sua melhor amiga, Lissa Dragomir. Lissa é a única sobrevivente de sua família, que faz parte da realeza dos vampiros, os Moroi (vampiros que não matam), e Rose é uma Dampira (meio humana, meio vampira) que está em formação para ser a guardiã de Lissa. As duas fugiram do colégio São Vladmir porque alguém está atrás de Lissa, mas depois de dois anos são encontradas por Dimitri, um exímio guardião, que passa a treinar Rose. Lissa ainda não revelou os poderes mágicos relacionados a um dos quatro elementos, mas isso não quer dizer que ela não consiga fazer magia. Os Dampiros protegem os Moroi dos Strogoi (extremamente letais). A série mistura seres sobrenaturais, discussão política, intrigas adolescentes, uma protagonista bem fodona e dois mocinhos apaixonantes (Dimitri e Adrian crushs supremos). Tanto que fiquei obcecada e li os três primeiros livros (O Beijo das Sombras, Aura Negra e Tocada pelas Sombras) em uma semana, e fiquei em uma ressaca daquelas. Em 2017 concluirei a leitura.

(1) Livro que reli; (2) Virei a noite lendo; (3) Para ler antes de dormir.
Um livro para ler antes de dormir:
(Fernanda) - O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias, do Tim Burton, são pequenos poemas gostosos de ler e apreciar antes de dormir. Não posso esquecer de comentar das ilustrações que são lindas e dão asas a imaginação e bons sonhos

Um livro que consegui o autógrafo do autor:
(Aline) - A Droga da Amizade, Pedro Bandeira. Em um ano de duas bienais foi difícil escolher um autógrafo, mas esse é especial. Afinal Pedro Bandeira e a série Os Karas marcaram minha adolescência. Nesse caso, conhecer o meu ídolo valeu muito a pena.

Um livro que li uma vez para nunca mais:
(Jesiane) - Um Estranho no Ninho, de Ken Kesey. Um livro que mexeu muito comigo. Eu comprei e levei uns dois anos pra ler, no mínimo. Fala sobre liberdade, loucura, razão, humanidade. Não é um livro pra ser lido de ânimos leves. Precisa ter certa paciência para ser capaz de ver a esperança e angústia que o livro traz.

Um livro digno de uma adaptação:
(Vanessa) - Para mim os livros que são dignos de adaptação é os que ainda não foram de As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis. São eles: O sobrinho do mago, O cavalo e seu menino e A última batalha. Não coloquei A cadeira de prata aqui pois a adaptação sai em 2017 [segura coração]. Nárnia é um dos meus livros favoritos, e aguardo ansiosamente por mais adaptações.
(1) Uma vez para nunca mais; (2) Digno de uma adaptação; (3) Dei para um amigo
Dei para um amigo:
(Josana) - Dei de presente, no amigo secreto das Garotas de Pemberley, para a Mih o livro Segredos de uma noite de verão, da Lisa Kleypas. Me apaixonei pela sinopse dele.

Estilo literário mais lido:
(Michelle) - Ah, que pergunta! Romance de Época, claro! Hahaha

Estilo Literário que menos li (ou não li):
(Aline) - Romances policiais, thrillers, mistério. Esse é um dos gêneros literários que eu mais gosto, mas esse ano foi bem amorzinho por aqui. Eu só li A Garota no Trem, da Paula Hawkins, que é um livro muito bom. Também li "Tamanho 42 e pronta para arrasar", da Meg Cabot, e Cabeças de Ferro, da Carol Sabar, que foram bem divertidos. 


Comprei pela capa (e não me arrependi):
(Jesiane) - O cavaleiro dos 7 reinos,  de George R. R. Martin. Sou muito fã dos livros das Crônicas de Gelo e do Fogo, sendo assim, quando vi a capa desse livros, eu tive que comprar. São historias que antecedem a das narrativas dos 5 livros mais famosos e a leitura me lembrou muito Tolkien. São histórias mais leves que falam de lealdade e bravura.

Um autor que me conquistou:
(Michelle) - Não tem como falar de um só. Na verdade, como fã de carteirinha de Romances de época, descobri e me apaixonei pela Sarah MacLean. Li a série do Clube dos Canalhas e depois a série dos Números do Amor. E também não posso esquecer o primeiro contato que tive com Nora Roberts, com o Quarteto Noivas, que também me fez me apaixonar perdidamente! Mas tem uma escritora, na verdade, me conquistou antes mesmo de eu ler. Como fã de Jane Austen, Jo Baker foi perfeita! Uma fã perfeita, uma escritora perfeita, uma pesquisadora perfeita. Simplesmente amei As Sombras de Longbourn, me senti lendo a própria Austen!

Livros Lidos em 2016:
- Esse ano foi bastante controverso, algumas alcançaram suas metas, algumas as ultrapassaram, e outras ficaram um pouco para trás. Dessa vez não tem como fazer uma média. Mas o importante é ter sempre um livro na bolsa, que é a melhor companhia para qualquer situação!

Meta de Leitura para 2017:
- Sempre estipulamos um número próximo a 52, que equivale a 1 livro lido por semana. É uma boa maneira de começar. Mas quem sabe ao alcançarmos a meta, nós não podemos dobrar a meta, hein?! rsrsrs'

Queremos aproveitar e fazer um agradecimento especial às editoras D'Plácido, Pedrazul, Arqueiro e Sextante, que confiaram em nós e nos incentivaram esse ano. Foi nossa primeira experiência com parcerias literárias com editoras, estamos engatinhando ainda, e mesmo assim essas editoras lindas confiaram na nossa capacidade. Esperamos ter atingido as expectativas que depositaram em nós, e que mantenhamos essas parcerias por quanto tempo nos for permitido! Muito Obrigada!