quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

[Resenha] Quando bater na porta deixa entrar ...


Título: Quando o amor bater à sua porta

Autora: Samanta Holtz
 

Editora: Arqueiro

Páginas: 304









Malu Rocha é uma romancista de sucesso que no momento tem adotado uma postura um tanto quanto cínica em relação ao amor. E o pior, isso tem a atrapalhado na conclusão de seu mais novo livro. Ela divide o seu tempo entre a escrita, os compromissos da carreira e às visitas ao avô, um veterano do exército, em uma casa de repouso. Até que um dia Luiz Otávio Veronezzi aparece à porta da sua casa. Sem memória, a única coisa que ele sabe é que tinha uma reunião marcada com Malu, de acordo com uma anotação que está no seu bolso. Porém Malu não o conhece e os registros que ela teria sobre o encontro em questão estão perdidos, uma vez que sua assistente, apesar de ser uma fã incondicional, é um pouco atrapalhada.

Em um primeiro momento, Malu quer se livrar logo de mais um problema, mas com o passar dos dias a sensibilidade de Luiz Otávio a toca de maneira que eles partem juntos em uma viagem que mais revelar quem é esse homem misterioso, será uma jornada de autoconhecimento para Malu, e assim descobrimos o que aconteceu com a personagem para ela ser tão arisca, como também ela terá a oportunidade de se libertar, podendo assim também viver um grande amor.

Quando o amor bater à sua porta foi uma das melhores leituras que fiz no ano passado, e a maneira como o livro mexeu comigo está diretamente ligada à minha dificuldade em escrever essa resenha, pois ainda tenho a impressão de que ela não é suficiente para expressar isso. Um livro com personagens cativantes. Malu pode até ser considerada um pouco chata devido ao seu cinismo, mas descobrir o que aconteceu com ela para ser daquele jeito nos instiga a concluir a leitura. A relação carinhosa que ela tem com o avô é bem tocante. Luiz Otávio, (suspiros) é um gentleman. Sensível e cavalheiresco, é praticamente o homem dos nossos sonhos. Saber quem ele é também motiva a leitura e apesar de ter tido o "click" lá pelo meio do livro, fiquei satisfeita pela maneira como a Samanta entrelaçou a história dos dois personagens. A jornada de Malu e Luiz também acabou sendo uma jornada para mim também, pois me reconheci em alguns dos problemas dos personagens e assim como Malu, refleti bastante sobre a minha vida ao longo da leitura.

Como leitora, foi muito legal ler um livro com uma protagonista escritora, uma vez que por meio da Malu podemos ter um vislumbre de como é esse ofício. Os dilemas durante a escrita, a relação com o público e com os profissionais desse mercado. Como toda carreira, há os seus momentos de realização e vontade de jogar tudo para o alto. A ambientação da história também é um ponto positivo, uma vez que o destaque são os interiores do Paraná e São Paulo, que colaboram para o clima sereno da história, propício a reflexão.

Samanta Holtz é paulista e esse é seu quarto romance. No ano passado ela concedeu uma entrevista para o blog, que você pode ler aqui.

Um romance apaixonante. Uma jornada de autoconhecimento. Um enredo de que te prende o início ao fim. Quando o amor bater à sua porta você vai deixá-lo entrar?