terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

[RESENHA] Depois de você - Jojo Moyes



Título original: After you
Título no Brasil: Depois de você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 318





“Depois de você” é a sequência de “Como eu era antes de você”, que tanto agradou aos leitores. Eu costumo falar que este último é antes um drama que um romance. E não foi diferente com a sua sequência.

A história gira em torno da personagem Louisa Clark tentando se acostumar com a nova vida. Após uma temporada em Paris, ela decide voltar para a Inglaterra, e compra um apartamento em Londres com o dinheiro que Will lhe deixou. Começa a trabalhar num bar no aeroporto, e tenta levar uma vida normal, apesar de se sentir incomodada ainda com toda a situação pela qual passara.

Nesse tempo, Lou sofre um acidente e tem de mudar todos seus planos, passando meses na casa dos pais até se recuperar. A personagem se mostra muito mudada desde que foi embora da cidade a qual se vê obrigada a retornar. Incomodada com os comentários das pessoas sobre seu passado, Lou se torna mais introspectiva e pensativa sobre sua vida. Sua recuperação não tão fácil a faz pensar em Will, e em como ele se sentia.

Recuperada, volta a Londres, onde várias surpresas e acontecimentos a aguardam. Lou começa a frequentar um grupo de ajuda a pessoas de luto, no qual encontra oportunidade de continuar seu histórico de crescimento pessoal e superação. As personagens do grupo contribuem para deixar o livro mais envolvente e interessante, pois a vivência dos personagens agregam bastante valor à história.


Além disso, Lou é procurada por Lily, uma adolescente de dezesseis anos, que muda completamente o rumo da história. Revoltada com o desprezo da mãe, a jovem se mostra bem rebelde, mas Lou, ao ajudá-la, também aprende muito com ela. Nesse tempo Louisa se arrisca em um novo romance, e apesar de não se sentir pronta para tal, ela se surpreende com os novos sentimentos aos quais se vê envolvida.

Em “Depois de você”, Louisa Clark continua sua jornada de autoconhecimento e superação pessoal. Desde o começo da história é possível perceber o amadurecimento da personagem, o que, no final do livro se torna ainda mais sólido.

Depois de me emocionar consideravelmente nas páginas do primeiro livro, e, apesar de ansiosa com a continuação, não achava que seria uma história com o gabarito da primeira. Mas sem dúvida foi, talvez não tão eloquente quanto as primeiras vivências de Lou, mas uma história a altura da primeira, tão envolvente quanto.

Os dois romances focam no crescimento pessoal de Louisa Clark, e essa personagem vive intensamente, amando sua complicada família, aguentando os desmandos de um chefe muito chato, aprendendo com a experiência de um “talvez” novo namorado e lidando com as rebeldias de uma adolescente.

Igualmente em “Como eu era antes de você”, a leitura do livro é envolvente e flui bastante, o jeito atrapalhado e engraçado de Lou, e as mudanças e reviravoltas na história nos deixa curiosos para saber o que vai acontecer, além de o livro como um todo ser apaixonante. Tudo isso me fez amar a leitura, e querer conhecer mais sobre o universo de Jojo Moyes, autora que ganhou de vez o meu respeito e admiração.