domingo, 26 de março de 2017

[Resenha]: Simplesmente o Paraíso

Título Original: Just Like a Heaven
Título no Brasil: Simplesmente o Paraíso
Série: Quarteto Smythe-Smith
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Tradução: Ana Rodrigues
Páginas: 272


Sinopse: "Honoria Smythe-Smith sabe que, para ser uma violinista ruim, ainda precisa melhorar muito…
Mesmo assim, nunca deixaria de se apresentar no concerto anual das Smythe-Smiths. Ela adora ensaiar com as três primas para manter essa tradição que já dura quase duas décadas entre as jovens solteiras da família. Além disso, de nada adiantaria se lamentar, então Honoria coloca um sorriso no rosto e se exibe no recital mais desafinado da Inglaterra, na esperança de que algum belo cavalheiro na plateia esteja em busca de uma esposa, não de uma musicista.
Marcus Holroyd foi encarregado de uma missão…
Porém não se sente tão confortável com a tarefa. Ao deixar o país, seu melhor amigo, Daniel, o fez prometer que vigiaria sua irmã Honoria, impedindo que a moça se casasse com pretendentes inadequados. O problema é que ninguém lhe parece bom o bastante para ela. Aos olhos de Marcus, um marido para Honoria precisaria conhecê-la bem (de preferência, desde a infância, como ele), saber do que ela gosta (doces de todo tipo) e o que a aflige (como a tristeza pelo exílio de Daniel, que ele também sente). Será que o homem ideal para Honoria é justamente o que sempre esteve ao seu lado afastando todo e qualquer pretendente?
Com seu estilo inteligente e divertido, Julia Quinn enfim apresenta ao público o Quarteto Smythe-Smith, o terrivelmente famoso e adoravelmente desafinado grupo musical que conquistou os leitores antes mesmo que as cortinas se abrissem para ele."


Quando eu li pela primeira vez sobre o concerto anual Smythe-Smith, no livro “Os Segredos de Colin Bridgerton”, fiquei curiosa sobre essa família que, mesmo sem talento algum, continuava oferecendo apresentações, ano após ano, é no mínimo, interessante. Então poder ler essa série foi muito bacana, principalmente porque o quarteto em questão é o mesmo que se apresenta no livro do Colin, o que garante a presença, mesmo que figurativa, da família Bridgerton.


No primeiro livro, a protagonista é Honoria Smythe-Smith. Ela é uma péssima violinista, e tem plena consciência disso. Mas como o concerto é uma tradição de família, e Honoria é extremamente fiel à sua família, ela toca com sorriso no rosto. Além disso, durante os ensaios ela pode passar mais tempo com suas primas, suas melhores amigas. Só uma coisa a deixa realmente triste: a ausência de Daniel, seu irmão mais velho, exilado no no continente por causa de grande mal entendido (mais detalhes são revelados nos próximos livros).
Marcus Holroyd, Conde de Chatteris, também sente muita falta do melhor amigo. Filho único, ele era um garoto muito sozinho até ingressar em Eton, quando conheceu Daniel e foi praticamente adotado pela família dele. Porém, diferente do amigo, que é muito sociável, Marcus é mais sério, mais centrado. E por causa da ausência de Daniel,  ele está responsável por zelar por Honoria, garantindo que ela não faça um casamento ruim.
Honoria e Marcus se conhecem desde sempre. E por isso o relacionamento entre os dois é muito natural, a conversa se desenrola com muita naturalidade. Eles inclusive possuem muitas coisas em comum, como a predileção por doces. Por causa disso, a gente pode ter a impressão que a relação se desenvolve com certa rapidez, agravada pelo fato que Marcus passa um bom pedaço da história bem doente. Por outro lado é um romance muito fofo, com dois protagonistas bem família, que agem como elo de ligação entre todos os personagens da série.
Nesse livro também conhecemos as outras personagens do livro. A dramática Sarah, a sarcástica Íris, a doce Anne e a obtusa Daisy. Também reencontramos personagens personagens queridos, como Gregory e Colin Bridgerton, e a inesquecível Lady Danbury. Uma belíssima apresentação para essa série, gostoso como um bolo de chocolate.

"Precisava de um livro. E talvez de outra soneca. E de um pedaço de bolo. Não necessariamente nessa ordem."