segunda-feira, 10 de abril de 2017

[RESENHA] Uma Noite Como Esta - Julia Quinn

Título Original: A Night Like This
Título no Brasil: Uma Noite Como Esta
Autora: Julia Quinn
Série: Quarteto Smythe-Smith - volume II
Tradução: Ana Rodrigues
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Sinopse: Anne Wynter pode não ser quem diz que é…
Mas está se saindo muito bem como governanta de três jovenzinhas bem-nascidas. Seu trabalho é bastante desafiador: em uma única semana ela precisa se esconder em um depósito de instrumentos musicais, interpretar uma rainha má em uma peça que pode ser uma tragédia ou, talvez, uma comédia – ninguém sabe ao certo – e cuidar dos ferimentos do irresistível conde de Winstead. Após anos se esquivando de avanços masculinos indesejados, ele é o primeiro homem que a deixa verdadeiramente tentada, e está cada vez mais difícil para ela lembrar que uma governanta não tem o direito de flertar com um nobre.
Daniel Smythe-Smith pode estar em perigo…
Mas isso não impede o jovem conde de se apaixonar. Quando ele vê uma misteriosa mulher no concerto anual na casa de sua família, promete fazer de tudo para conhecê-la melhor, mesmo que isso signifique passar os dias na companhia de uma menina de 10 anos que pensa que é um unicórnio.
O problema é que Daniel tem um inimigo que prometeu matá-lo. Mesmo assim, no momento em que vê Anne ser ameaçada, ele não mede esforços para salvá-la e garantir seu final feliz com ela.

A História

Daniel Smythe-Smith é um homem inteligente, bem humorado e dono de um traquejo social único. Todos querem ser amigos de Daniel, e seu título não tem nada a ver com a história. Porém, apenas 1 ano após tomar posse do título de Conde, teve um desentendimento com um amigo, que o obrigou a deixar a Inglaterra, e viver em exílio na Itália por 3 anos. Agora, no entanto, está pronto para voltar pra casa.
Anne jamais poderia imaginar que a vida a levaria para um palco em um dos eventos mais comentados da temporada. O fato de não ser uma Smythe-Smith não parece ter muita importância, pois lá estava ela ao piano tocando junto ao quarteto. Dona de uma aparência encantadora, sempre procurou se esconder sob a touca e o vestido de governanta, mas dessa vez estava sob o holofote.

Foi na noite da apresentação que Daniel decidiu voltar a Londres, e sua primeira visão de Anne lhe mostrou que ela seria uma mulher de grande importância para sua vida. A impressão em Anne, no entanto, foi um pouco menos otimista, que passou a vê-lo como sua perdição.
A paixão que nasce já nesse primeiro encontro abala aos dois, e faz com que ambos lutem com mais afinco contra seus inimigos, que não parecem dar brecha para a felicidade do casal.

Os Personagens

A grande verdade é que Anne tinha mais segredos do que se podia imaginar. Educada demais para uma simples governanta, misteriosa demais para uma dama, solitária demais para alguém tão disposta a amar. Anne vive com medo, sempre se escondendo e fugindo, sem saber quando estará livre de George Chervil, homem por quem foi apaixonada aos 16 anos e para quem entregou sua virtude antes de casar. O homem, não muito diferente do que vemos hoje por aí, se sentiu no direito de te-la novamente ao seu bel prazer, e não aceitou o "não" que recebeu. Ao se ver encurralada, Anne dispôs do que havia ao seu alcance, e acabou ferindo o rosto de Chervil, deixando uma enorme cicatriz. Desde então vive fugindo da promessa de vingança que a persegue onde quer que vá.

Daniel, 3 anos antes, se envolveu numa briga com Hugh Prentice, um homem externamente inteligente que nunca perdia nos cartas... até aquele dia. Como ambos estavam bêbados, a briga foi longe demais, e Daniel se viu num duelo, ferindo [leia-se 'quase levando à morte'] o amigo, e sendo jurado de morte pelo pai de Hugh. Mas agora, mancando e precisando do apoio de uma bengala, o próprio Hugh o encontra na Itália e reabre as portas britânicas para que Daniel volte para casa.
Daniel é jovem, bonito, inteligente, educado, alegre, rico, influente, poderoso, dono de mais títulos do que eu consegui decorar. Está confiante ao voltar pra casa, e em sua primeira noite conhece Anne, linda demais para qualquer padrão, e misteriosa na mesma medida.
O casal aprendeu a viver na solidão, com medo, sempre pronto pra um possível ataque, e o ponto mais difícil desse relacionamento é o medo de envolver o outro em sua própria teia de perigos. E é quando se vêem livres desses perigos que realmente dão uma chance ao amor.
Um casal perfeito. São alegres, bem humorados, inteligentes, e deliciosamente apaixonados. Por mais breves e impróprios que sejam, seus encontros pegam fogo!

A Leitura

Com um ritmo ditado pelo suspense e pelo romance [quente], pelo medo e pelo recato, Uma Noite Como Esta é incrível. E Frances, uma das meninas das quais Anne é governanta, com seu amor desmedido por unicórnios, nos arranca muitos risos.
Uma leitura leve, divertida, rápida, terna, deliciosa.

A Edição e a Série

Não tenho maturidade pra julgar esse livro. Minha autora contemporânea favorita, numa série simultânea aos meus queridos Bridgertons, e que ainda por cima está com todos os livros autografados... Não consigo! É incrível demais! [Mas com certeza posso dizer que a capa é linda - ainda que tenhamos que ter um pouco de cuidado, pois a parte com o nome da autora pode desbotar]
A série Quarteto Smythe-Smith é composta por 4 livros, Simplesmente o Paraíso, Uma Noite como Esta, A Soma de Todos os Beijos, e Os Mistérios de Sir Richard, em histórias que acontecem entre os anos 1824 e 1825. Criação de Júlia Quinn, a mesma autora da série Os Bridgertons.
Devo ressaltar que a série não trata de irmãos dessa vez, mas primos, e é meio complicado, porque chega num determinado momento que você já não sabe quem é primo, quem é irmão, quem é agregado... Mas todos formam uma família incrível!

Avaliação Geral

Simplesmente apaixonada por mais essa criação da Queen Quinn! [Sou babona mesmo] É um livro lindo em todos os aspectos, da edição à história. Super recomendo! E prepare-se para perder o fôlego e se surpreender!