terça-feira, 6 de junho de 2017

VI Encontro Nacional da Jane Austen Sociedade do Brasil

Como dizemos aqui no blog, "É uma verdade universalmente reconhecida que toda leitora precisa de amigas leitoras para conversar sobre suas paixões literárias." E a nossa maior paixão literária é Jane Austen. No mundo todo há pessoas que se reúnem para conversar sobre os mais variados aspectos da obra da Miss Jane Austen, e no Brasil não poderia ser diferente. Por isso, desde 2009 existe a Jane Austen Sociedade do Brasil, que nasceu da paixão de várias pessoas que se conheceram em uma comunidade do finado Orkut sobre Orgulho e Preconceito. Desde então, a sociedade possui um blog que possui as mais diversas informações sobre a escritora. 


Além disso, o grupo se propôs a organizar Encontros Nacionais. O primeiro foi em 2009, na cidade de Ouro Preto. Desde então foram realizados mais cinco encontros. O último foi realizado esse final de semana em Belo Horizonte, do qual participei como ouvinte.


As palestras de sábado e domingo

O VI Encontro Nacional da Jane Austen Sociedade do Brasil teve como tema “Celebrando o Legado de Jane Austen”, uma vez que esse ano completa 200 anos da morte da Jane Austen. Assim o encontro integra a programação de homenagens a nossa querida autora. 


O evento aconteceu entre os dia 02 e 04 de junho, no Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade. Não pude comparecer ao primeiro dia por motivos profissionais. Ao longo desses três dias foram apresentados trabalhos que lançaram olhares bem interessantes sobre as obras da Jane Austen, ao analisar temas como a transposição das obras da Jane Austen para outras mídias, o significado dos objetos mais comum na Inglaterra Regencial, a maternidade, o casamento, os direitos da mulher naquela época e o contexto histórico do período, reforçando assim o lugar da Jane Austen na literatura mundial. Além disso, o encontro foi uma oportunidade de conhecer outras pessoas apaixonadas não só pelos livros e adaptações, como também pela própria Jane Austen. 

Eu (Aline) e a Adriana Sales

O encerramento do encontro foi com a palestra “Afinal, quem foi Jane Austen?”, apresentada pela pela presidente da Jasbra Adriana Sales. O encontro também foi marcado pelo anúncio da criação da revista LITERAUSTEN, que publicará vários estudos. 

Anúncio do próximo encontro: Persuasão
O próximo encontro já está marcado. No ano que vem celebraremos o bicentenário de publicação de PERSUASÃO no VII Encontro Nacional, sem local definido. Um evento que recomendo a todas e todos que são apaixonados pela Jane Austen.