sábado, 11 de julho de 2015

A Moda na Regência - Parte I

Jane Austen nasceu em uma época onde o interesse por esporte, comodidade, gosto pelo campo e pelo ar livre estava cada vez maior entre a população. Nesse período a Inglaterra começou a ditar a moda, que até esse momento era inspirada pela moda francesa do Rei Louis XIV com seus trajes extremamente extravagantes. Por volta de 1755 o estilo à anglaise (o estilo inglês de se vestir) começou a ganhar maior força por conta de sua simplicidade, conforto e a praticidade que os trajes apresentavam, já que as pessoas procuravam roupas que se adequassem a esse interesse pelo campo e pelos esportes.

O que mais caracterizava essa moda eram os recortes das costas no corpete, que era justo e com barbatanas. Na parte da frente, o decote era profundo coberto por um triângulo de tecido colocado envolta do pescoço e preso nele. As saias eram sustentadas por um simples rolls (duas almofadas presas na cintura para estruturar os vestidos) e se abria na frente de forma ampla sobre uma anágua (saia de baixo) podendo ou não serem feitas do mesmo tecido.

Para ficar mais claro, no filme Orgulho e preconceito a indumentaria usada pela Sra. Bennet é exatamente no estilo à anglaise.


Na moda masculina o silhueta também era mais fina e com cores extravagantes. Os coletes possuíam duas pontas compridas e aos poucos elas foram diminuindo, já os trajes da corte continuavam exagerados tanto nas cores quanto nos adornos, feitos com fio de ouro ou prata. A moda masculina demorou mais para mudar, então nesse período a indumentaria ainda lembrava as roupas da corte do rei Louis XIV.

Podemos visualizar esses trajes masculinos também no filme Orgulho e Preconceito. O Sr. Bennet usa peças com essas características, mas lembrando que ele era de uma classe social inferior e por isso suas roupas não possuíam adornos ou enfeites, mas o estilo do corte e o formato ilustram um pouco esse estilo.


Na sua juventude e durante sua fase adulta, Jane viveu outras duas mudanças na moda. Esses são os estilos mais conhecidos por seus fãs já que na grande maioria seus personagens os utilizam. Entre 1789 e 1799 ocorreu a chamada moda de Diretória, que foi uma mudança extremamente brusca no modo de se vestir. Na indumentaria masculina, no inicio dessa nova fase, os homens possuíam uma roupa bem mais enfeitada do que as femininas e aos poucos essas fitas, rendas e cores foram perdendo espaço para a tão conhecida roupa do nosso querido Sr. Darcy, com cores mais sóbrias. Outra mudança importante na moda masculina foi o desaparecimento gradual das perucas e do pó de cabelo.

Com essa transformação na forma de se vestir o corte e a forma da costura passaram a ser os indicadores de qualidade, ou seja, o que definia sua classe social, diferente da indumentaria antiga que a quantidade de enfeites que definia essa posição.

Os homens passaram a vestir casacos compridos, o colete foi encurtado, os colarinhos ficaram mais altos indo até a nuca e vinham acompanhados de lenços presos envolta do pescoço. Nas pernas usavam calças com bolso estilo faca e botões, finalizando com uma bota de cano longo. Na cabeça uma cartola simples, com os cabelos curtos com costeletas.

Na moda feminina a principal mudança foi elevação da cintura e a troca dos tecido pesado por tecido bem mais fluidos, além do abandono dos corsets e das ancas. A ideia era lembrar as estátuas gregas da antiguidade, ou seja, as roupas eram longilíneas feitas com tecidos transparentes e finos como a musseline.  Por baixo, usava-se uma malha de cor clara para disfarçara essa transparência . Para o inverno eram usados tanto um casaco feito da mesma cor do vestido como um feito com materiais mais pesados e enfeitados com pele. Os calçados eram sapatilhas estilo bailarina sem salto e para os cabelos o penteado era simples (repartido ao meio, preso com alguns cachos).


A outra mudança foi a moda estilo Império que durou até um pouco antes da morte da nossa amada escritora. Esse novo estilo de se vestir surgiu na França tendo seu grande ápice na coroação de Napoleão Bonaparte. Ele estava decidido a fazer a economia da França voltar a ser promovida pela moda, tanto que sua esposa a Imperatriz Josephine eram um dos principais ícones da época.

A moda feminina era composta por um estilo de camisola leve e fluida que ia até os tornozelos, sendo presa logo abaixo do busto podendo também ter mangas bufantes. As roupas não deveriam ter enfeites e nem adornos e para cada momento do dia existia um vestido especifico (vestido de caminhar, vestido da tarde, vestido para o chá, entre muitos outros). Os vestidos brancos eram sinal de status social.

Curiosidade: Até então as mulheres nunca tinham usado tão pouca roupa

Para ilustrar bem essa moda podemos ter em vista as roupas usadas pela Caroline Bingley também no filme Orgulho e Preconceito de 2005. A diferença dos detalhes da roupa dela para as de Lizzie mostra bem a diferença entre a moda das classes mais alta para as mais baixas.


Na moda masculina poucas mudanças apareceram, pois franceses adotaram a forma dos ingleses se vestirem. Mais ou menos nesse período foi criado o estilo Dândis, onde as roupas eram simples, sem enfeite. O colete era curto com o corte quadrado, os botões ficavam abertos para mostrar os babados da camisa, os calções eram justos colocados por dentro da bota, podendo ser mais largos dependendo da ocasião, o colarinho da camisa era virado para cima e era preso pelo lenço enrolado no pescoço e de tão presos dificultava os movimentos da cabeça. As peças eram normalmente uma de cada cor, sempre sendo tons sóbrios. Usavam, também, as cartolas e os cabelos curto.

Como é sempre bom lembrar, a moda não tem uma data especifica de mudança. Elas ocorriam gradualmente e nesse período, principalmente, ela mudava constantemente para que as classes inferiores nunca alcançassem as superiores. Era como se fosse uma torneira pingando, quando finalmente a gota está chegando próximo a pia outra já está caindo e assim um ciclo de mudança sem fim.

Para ilustrar melhor as roupas da época usei o filme Orgulho e Precoceito de 2005. Nele conseguimos enxergar a diferença entre a moda dos mais antigos como Sr. e a Sra Bennet ou a Lady Catherine, a roupa das irmãs Bennet que apesar de serem jovens usavam roupas de uma estilo “mais antigo” por conta de sua classe social e as roupas usadas pelos personagens com mais riquezas como Sr. Darcy, Sr. Bingley e a Caroline Bingley.



*Fonte das imagens históricas e termos ou para maiores informações sobre a moda da época:  
http://modahistorica.blogspot.com.br/