quarta-feira, 10 de agosto de 2016

BEDA #10 24ª Bienal Internacional do livro de São Paulo



Este ano teremos a a 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que vai acontecer entre 26 de agosto de 4 de setembro de 2016, no Pavilhão de Exposições Anhembi. Claro que esse evento é muito esperado por nós leitores, pois reúne em um único espaço diversas editoras, além de vários escritores e escritoras que adoramos. É uma grande oportunidade para comprar livros, conhecer ou reencontrar aquele autor que gostamos, além de garantir alguns autógrafos. 

O tema da Bienal do Livro de São Paulo em 2016 é "Histórias em Todos os Sentidos". Alguns autores best-sellers estrangeiros foram convidados para o evento, como a romancista Lucinda Riley; as autoras do seguimento Young Adults (jovens adultos) Ava Dellaira, Jennifer Niven, Amy Ewing e Tarryn Fisher; e o autor de literatura fantástica Kevin Hearne.

Autores nacionais também estarão presentes no evento. Entre eles, um autor que estreou suas publicações em livro neste ano, Matheus Rocha. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Faculdade Anísio Teixeira, em Feira de Santana, aos 25 anos lançou seu primeiro livro, “No meio do caminho tinha um amor”. “Sem nunca ter parado de escrever crônicas e textos curtos, em 2012 Matheus os reuniu em um lar virtual chamado Neologismo, que inicialmente teve formato de Tumblr, depois migrou para o Facebook, ganhou asas com um blog e hoje passeia também pelo Instagram e pelo Twitter. Aborda assuntos que variam entre amor, amizade, sonhos e vida. Ele fala sobre viver. Sobreviver. Com suas criações, dá vazão à sua missão de ajudar as pessoas a encontrar conforto, e talvez alguma lógica e afeto, em toda a confusão que é inevitável na vida de qualquer ser humano”. Agora, na bienal, lançará o segundo livro, “Muito amor por favor”, em parceria com os escritores Arthur Aguiar, Frederico Elboni e Ique Carvalho.



Carina Rissi, autora da série perdida (Perdida, Encontrada e Destinado), também marcará presença no evento. “Ela é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema ‘amores impossíveis’. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração”. Além da série, Carina também é autora de Procura-se um marido, No mundo da Luna e Mentira Perfeita, lançados com grande sucesso e que a tornaram conhecida em todo o país.


Marina Carvalho também estará presente nessa bienal. Ela Formou-se em Jornalismo na PUCMinas e exerceu o cargo de assessora de comunicação de uma empresa por sete anos. Hoje é professora de língua portuguesa e em literatura na Escola Nossa Senhora Auxiliadora. Marina ama ler, seja um bom livro policial, um chick-lit despretensioso ou o jornal do dia. Quando era criança, todos os meses esperava ansiosamente pelas revistinhas da Turma da Mônica. Entre os livros que Marina já publicou, estão Contos de carnaval, Azul da cor do mar, Elena, e seu mais recente lançamento, O amor nos tempos do ouro. 

Além desses escritores, estarão presentes nomes como Leandro Karnal, Mauricio de Souza, Thalita Rebouças, Paula Pimenta, entre outros.

Vale a pena conferir de perto um dos maiores eventos sobre o universo literário na cidade de São Paulo. Ele será “palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, cerca de 480 marcas apresentando seus mais importantes lançamentos para aproximadamente 700 mil visitantes em um espaço total de 60 mil m². Além da grande oferta de livros, a Bienal do Livro ainda conta com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão”.

Profissionais do setor, como editores, livreiros, distribuidores, gestores de bibliotecas, universidades, escolas e ONG's, além de professores, autores, agentes literários e outros profissionais tem acesso gratuito a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Segue abaixo um link com a programação do evento.