quinta-feira, 11 de agosto de 2016

BEDA #11 Mais um mundo mágico de Haruki Murakami


Título Original: スプートニクの恋人, Supūtoniku no koibito
Título Brasileiro: Minha querida Sputnik
Autor: Haruki Murakami
Tradução: Ana Luiza Dantas Borges
Editora: Alfaguara
Páginas: 232



Sinopse: Neste livro, Murakami nos apresenta um Japão urbano de bares de jazz, cafés, Jack Kerouac e Beatles, numa trama que combina com mestria romance de mistério e filosofia, em uma instigante história de amor que conduz o leitor a uma profunda reflexão sobre o desejo humano.
      O livro, com mais de 600 mil exemplares já vendidos no Japão, conta a história de Sumire, uma jovem de 22 anos que se apaixona pela primeira vez. Uma paixão avassaladora que tem como alvo Miu, uma mulher casada e 17 anos mais velha. Mas, enquanto Miu é uma mulher glamourosa e bem-sucedida negociante de vinhos, Sumire é uma aspirante a escritora que se veste e se comporta como um personagem de Jack Kerouc mas que, em nome do desejo, é obrigada a dar outro rumo a sua trajetória.

                Aqui estou mais uma vez para falar com vocês (ou seria apresentar a vocês) o livro desse maravilhoso escritor, que ganhou um cantinho cativo no meu coração o senhor Haruki Murakami. Um autor impossível de adjetivar sem classificá-lo ou mesmo limitá-lo.  Nesse livro Murakami provou mais uma vez ser um grande entendedor da alma humana e um incrível mestre das palavras.
                Em Minha Querida Sputnik somos apresentadas a Sumire através dos olhos de seu “amigo-narrador”. Os dois se conheceram na faculdade e apesar de Sumire ter abandonado os estudos para seguir seu sonho de ser romancista seguem com a amizade. A personalidade que o narrador nos apresenta de Sumire é de uma pessoa totalmente caótica, completamente desligada e alheia à paixão que desperta no narrador.  A partir daí vemos o desenrolar da paixão de Sumire por Miu uma empresária de 37 anos e também o crescimento de Sumire.
                O livro que parece a primeira vista ser apenas uma história de romance se transforma de forma incrível nas mãos mágicas de Murakami que nos apresenta ao longo das páginas as dificuldades sofridas por escritores no início de carreira. Sumire chega a dizer que sua mente está sempre cheia de ideias e imagens que se transformariam em uma ótima história, mas ela não consegue passa-las para o papel.
                Misturando imagens e acontecimentos que fogem do real e podemos até mesmo considerar surreais e seu olhar único e poético do mundo, Murakami nos apresenta mais uma vez personagens incrivelmente reais e palpáveis envoltos em uma história que pode acontecer em qualquer lugar, com elementos que conhecemos e um final surpreendente e inesperado que nos faz refletir e ter uma incrível ressaca literária (KKKKK).
                Então por favor! Por favor! Por favor! Por favor! Deem uma chance para essa obra maravilhosa ou qualquer outra obra do autor! Tenho certeza de que você não vai se arrepender!!!
                              
  Bem, por hoje é só pessoal!

Deborah Mello