sábado, 13 de agosto de 2016

BEDA #13 TAG- Lava Jato

     Todos sabemos ou pelo menos já ouvimos falar da Operação Lava-Jato, certo? Até pouco tempo esteve em todos os canais de televisão, em todos os jornais, em todas as mídias sociais, virando piadas ou levando amigos a discutirem nas mesas de bar no Happy Hour. Bem, não é surpresa nenhuma que brasileiro é um "serumaninho" criativo e que gosta de rir de suas próprias desgraças, então pensando nisso foi inventada a TAG LITERÁRIA LAVA-JATO! Essa TAG foi criada pelo Yuri Ra do canal Livrada, então depois dá uma passadinha lá pra ver as respostas dele também. ok?
      Antes de começarmos a TAG quero deixar bem claro que ela é totalmente desvinculada do nosso pensamento político, ela é apenas uma brincadeira divertida. Meu propósito não é discutir política, até por que não tenho os conhecimentos necessário para tanto.
      Ah! Assim como na outra TAG todos os livros que eu citar e já tiver resenha aqui no blog vou colocar o link!

1. Dilma-Um livro que é só decepção

       Olha a resenha!!

Escutei muitos elogios, li muitas resenhas favoráveis, mas o livro Belo Desastre de Jaime McGurie me decepcionou. Apesar da premissa bem comum e corriqueira de Bad Boy se apaixonando pela mocinha certinha e de esse tema ter dado certo com vários outros títulos não foi o que aconteceu nesse livro....

2. Lula-Um livro que você ganhou de um amigo

                                                                    Tá aqui povo!

Esse livro ganhei da Mih uma das GDP e detém o título de primeiro livro resenhado no nosso blog. O segredo do meu marido foi o livro escolhido pela Mih para me dar de amigo secreto e assim que ele chegou aqui em casa pirei! Não só pela capa linda, mas pela dedicatória e o marcador de páginas que é a coisa mais fofa do mundo! Mais uma vez, obrigada Dona Michelle!

3. Sérgio Moro-Um livro que te prendeu muito rápido

                                                          Raphael do meu coração!!(KKK)

Assim que eu li a primeira página o livro me prendeu. Foi o meu primeiro livro do Raphael Montes e foi o suficiente pra me transformar em fã de carteirinha do autor! Além de tratar de um tema bem único Suicidas me mostrou a grande habilidade do Raphael em te envolver e transportar para dentro das histórias dele e me impressionou com a riqueza de detalhes. Além disso uma parte da história se passa na universidade em que o autor se formou e onde também estou me formando, então me sinto super próxima aos elementos e personagens!

4. Panelaço-Um livro que todo mundo gosta menos eu


Vou dar uma "roubadinha" (e aqui é o lugar propício para isso) e vou citar uma trilogia ok?
Bem, todos que conheço gostaram da trilogia A Seleção, mas eu sinceramente não achei grandes coisas. A história é rapidinha de ler e trata do grande sonho que tentaram incutir em todas nós de que somos e/ou devemos sonhar ser princesas num ambiente distópico que era o tema mais recorrente na época.

5. Eduardo Cunha-Um livro sobre criminosos



Vou ter que citar o Raphael Montes aqui de novo e falar do livro Dias Perfeitos um livro fino, mas denso e com uma ótima história que ainda pretendo resenhar qui pra vocês! E pra vocês terem noção de como o moçoilo é bom esse livro já foi traduzido e publicado lá fora!!

6. Foro Privilegiado-Um livro acima do bem e do mal

                                                          Já resenhei ele também!

Achei esse meio pesado e por isso pensei em colocar um livro clássico,já que nada pode ser mais intocável do que um livro que sobreviveu a anos e gerações e que, mesmo assim, continua atual. Mas lembrei de As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavander e pensei na delicadeza e no sentimento único que o livro invocou em mim enquanto passava cada uma das páginas. Vale super a pena ler!

7. João Santana-Um livro ruim apesar de toda a propaganda


Pra mim o livro A Culpa é da Estrelas se encaixa nessa categoria pra mim. Sei que eu não sou o público alvo do livro, mas mesmo assim preciso criticá-lo. O autor John Green mostrou que tem habilidade e capacidade para escrever, mas também mostrou que fica preso em uma fórmula e  que enche seus livros de "frases marcantes". Ele pra mim é o Nicholas Sparks para adolescentes....Li dois livros dele para não dar opinião baseado em apenas uma obra, mas não rolou....

8. Triplex dos Marinhos-Um livro que não tem a atenção que merece

                                                                Haruki Murakami!

Estou colocando aqui o livro Norwegian Wood do Haruki Murakami, mas todos os livro dele se encaixam. Ele é um ótimo escritor, reconhecido internacionalmente, mas pouco lido em terra tupiniquim! Ele tem uma sutileza única na hora de abordar a história assim como sua escrita fluida e delicada. 

9. Aécio Neves-Um livro escrito sob o efeito de drogas

                                                               Resenha da Michelle!

Pra mim foi o Alice no País das Maravilhas, Lewis Carrol é um ótimo criador de mundo e tem uma forma super única de abordar assuntos, mas cá pra nós, não acho que ele estava normal quando escreveu esse livro não! (KKK) Apesar disso amo o livro! Ele é o que podemos chamar de uma verdadeira viajem!

10. Delcídio do Amaral-Um livro que abriu caminho para outros livros



É um livro infantil, que eu lia mais de 5 vezes ao dia quando era criança, mas ele abriu as portas para todos os mundos, cidades, histórias e personagens que conheci ao longo desses anos de leitura. Esse foi o único livro que ganhei de presente da minha tia, e acredito que se não fosse por ele e uma professora da minha infância talvez não tivesse me tornado uma leitora tão ávida.

11. Japonês da Federal-Um livro presente em vários momentos



Dona Jane Austen tem que ser homenageada nesse momento. Depois de ler o primeiro  (Orgulho  & Preconceito) você não tem mais como parar e não foi diferente comigo. Eu leio pelo menos um a cada ano e sempre me surpreendo, aprendo coisas novas e rio de detalhes que não tinha reparado antes. Meu favorito é o Mansfield Park e por isso ele é a "capa" desse tópico!

12. Jair Bolsonaro-Um livro que se aproveitou do momento

                                                                   Resenha aqui!

Apesar do propósito aqui ser negativo vou transformar esse ponto em algo positivo e colocar o livro A Ilha dos Dissidentes da Bárbara Morais. Ele se aproveitou da minha fome de distopia, pouco tempo depois que terminei de ler a trilogia Jogos Vorazes e Fahrenheit 451 e foi uma ótima surpresa!

13, Condução Coercitiva-Um livro que você foi obrigado a ler



Acho que posso falar de vários livro clássicos nessa categoria, já que a faculdade de letras me obriga a lê-los, mas vou colocar aqui A Moreninha e dizer que ele é lindo e super recomendo a todos os fãs de Jane Austen!

14. Michel Temer-Um livro decorativo



Sim, pode me chamar e me achar louca, já que é provável que eu seja....Eu tenho a obra completa de Franz Kafka e sim em alemão....Estava barato, era de capa dura e eu queria me estimular a ler em alemão....Mas pode acreditar vou lê-lo!!

E qual é a lista de vocês? Escrevam aqui nos comentários! Estou louca pra conhecer um pouco mais de vocês! 

Por hoje é só pessoal!
Bjs 
Deborah M.