quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Clube do Livro: Emma (2009)



Título original em inglês: Emma
Título no Brasil: Emma
Ano produção: 2009
Dirigido por: Jim O’Hanlon


Emma foi o quarto livro publicado por Jane Austen, em 1815-1816. Para quem não conhece a história (resenhada aqui), Emma é uma jovem linda, inteligente e rica, que não está interessada em relacionamentos amorosos para si, mas acha que é uma boa ideia se intrometer na vida amorosa dos outros. E é justamente suas ações como “casamenteira” que movimentam a trama. 

Em 2009, a BCC levou ao ar uma minissérie em 4 episódios da obra. A responsável pelo roteiro foi Sandy Welch, que também escreveu os roteiros das minisséries Jane Eyre e North & South. O casal protagonista foi interpretado por Romola Garai (Atonement) e Jonny Lee Miller (Trainspotting). No elenco também encontramos Michael Gambon, o professor Dumbledore de Harry Potter, como Mr. Woodhouse, pai da protagonista. 



De maneira geral, a minissérie agradou as integrantes do nosso grupo. Os protagonistas foram elogiados, assim como o roteiro, que manteve a essência da obra original. O único porém ressaltado foi o núcleo do Frank Churchill. Filho do primeiro casamento do Mr. Weston, mas que foi criado pelos tios maternos, Churchill e Emma ficam próximos assim que se conhecem. Eles adoram implicar com Jane Fairfax, sobrinha de uma das moradoras da região, mas o seu comportamento diante da sociedade de Hartfield esconde seus verdadeiros sentimentos. Porém, para quem não leu o livro, essa parte da história pode ficar um pouco confusa. 

Emma e Frank Churchill

Outro ponto de destaque foi o figurino. O figurino da minissérie é impecável e totalmente condizente com os trajes usados na época. A figurinista conseguiu deixar as peças com um toque atual sem sair do que era usado naquele período de modo a deixar a obra mais agradável ao olhar dos expectadores.A escolha das cores usadas em cada personagem também ajudou a construir a personalidade deles, como por exemplo, os figurinos usados pela Emma, conseguiu mostrar as confusões da personagem e sua teimosa perante as situações. 



Assim, aproveitem que o bicentenário de Emma ainda não acabou e assitam a minissérie!!! E não se esqueçam de comentar conosco aqui no blog e em nossas redes sociais o que acharam!!!