quinta-feira, 22 de setembro de 2016

“Pois somos tipo passarinho.....”




Título Original: Mockingbird

Título no Brasil: Passarinha

Autora:Kathryn Erskine

Tradução: Heloisa Leal

Editora: Valentina

Páginas: 224





Mais uma vez estou aqui para falar de um livro! Aí você me pergunta: “Mas não é esse o intuito do blog?”. Sim cara (o) leitor! Somos leitoras ávidas e a única coisa que nos encanta mais do que falar sobre um livro é lê-los, mas vamos deixar de “lengalenga” e vamos ao escolhido da vez. Um livro que li, demorei a digerir e ainda não tenho certeza se tenho condição ou até mesmo conhecimento o suficiente para falar dele. Vamos falar sobre Passarinha (entendeu o trocadilho do título?), livro escrito por Kathryn Erskine e trazido as terras tupiniquins pela editora Valentina.

Sinopse: No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.

Passarinha vai contar a história de Caitlin uma menina com Síndrome de Asperger que perdeu a pouco tempo o irmão, mas ainda não consegue entender o que realmente aconteceu e está acontecendo e muito menos entender o comportamento do pai diante de coisas que ela diz ou faz.

Cheio de nuances, jogos de palavras, abordando sentimentos e situações de uma forma única, a autora consegue nos passar com sua escrita que bela e fácil de entender, apesar de abordar temas sérios e complicados, o que se passa dentro da cabeça dessa menininha que sente e age da forma “diferente do padrão” e nos leva a olhar por uma outra ótica aqueles que gostamos de chamar de forma pejorativa de “pessoas especiais”.

Nesse lindo livro vamos basicamente acompanhar a forma como Caitlin supera a perda de seu grande protetor, amigo, “termômetro comportamental ” e irmão Devon que morreu de forma desastrosa; a reconstrução de uma família em frangalho depois dessa perda entender um pouco melhor o que é e como “funciona” o Asperger.

Apesar de fino o livro de Kathryn é super denso e parece que vai nos deixando aos poucos sem ar até chegar no final e roubar todo líquido do nosso corpo (já que ele acaba nos fazendo suar pelos olhos...).

Se depois dessa resenha (que não chega aos pés do quanto o livro é maravilhoso) você resolver ler o livro recomendo que leia a nota da tradutora logo no início do livro, todas as notas de rodapé e o livro “O Sol é para todos” .


Agora, se você está se perguntando o por que de um trecho da música “Passarinho” do Emicida feat. Vanessa da Mata ser o título da resenha tenho uma resposta bem simples (e não, não é a similaridade dos nomes) Caitlin está à procura de seu ninho, seu lugar seguro assim como todos nós, não é mesmo?

Bem isso é tudo pessoal!
Até a próxima!
Deborah M.