sexta-feira, 2 de setembro de 2016

[RESENHA] Entre o Amor e a Vingança - Sarah MacLean

Título Original: A Rogue by Any Other Name
Título no Brasil: Entre o Amor e a Vingança
Autora: Sarah MacLean
Editora: Gutenberg
Tradução: Cássia Zanon
Páginas: 303
Sinopse: O que um canalha quer, um canalha consegue… Uma década atrás, o marquês de Bourne perdeu tudo o que possuía em uma mesa de jogo e foi expulso do lugar onde vivia com nada além de seu título. Agora, sócio da mais exclusiva casa de jogos de Londres, o frio e cruel Bourne quer vingança e vai fazer o que for preciso para recuperar sua herança, mesmo que para isso tenha que se casar com a perfeita e respeitável, Lady Penélope Marbury. Após um noivado rompido e vários pretendentes decepcionantes, Penélope ficou com pouco interesse em um casamento tranquilo e confortável, e passou a desejar algo mais em sua vida. Sua sorte é que seu novo marido, o Marquês de Bourne, pode proporcionar a ela o acesso à um mundo inexplorado de prazeres. Apesar de Bourne ser um príncipe do submundo de Londres, sua intenção é manter Penélope intocada por sua sede de vingança. Mas isso parece ser um desafio cada vez maior, pois a esposa começa a mostrar seus próprios desejos e está disposta a apostar qualquer coisa por eles… Até mesmo seu coração.

“Um romance histórico inteligente, espirituoso e apaixonante. Eu recomendo qualquer coisa escrita por Sarah MacLean” Confesso: essa frase foi crucial para que eu escolhesse esse livro na Bienal do Rio de 2015. Uma recomendação clara e direta de Lisa Kleypas não deve ser negligenciada. E minha conclusão: Ela estava mais do que certa!
                O livro começa apresentando o protagonista, o Marquês de Bourne, sua personalidade, sua vida e sua história. Conhecemos sua personalidade implacável e sua persistência. Um homem que tem foco: estabelece seus objetivos e luta ate o fim para alcança-los, nem que para isso seja necessário passar por cima de algumas pessoas no caminho. Sócio do Anjo caído, um “clube dos canalhas” do submundo londrino, Michael se fechou em uma concha, e sentimentos não eram vistos, presos na carapaça que criou. Mas o que o movia de fato era o desejo de vingança: Ele destruiria o homem que o destruiu, qualquer que fosse o custo.
                Depois conhecemos Penélope, a mais velha das meninas Marbury, que foi arruinada devido a um noivado rompido, ainda que não fosse por culpa sua. Srta Penélope é uma mulher doce, inteligente, mas se sente na média se comparada a outras mulheres de seu nível, inclusive sua irmã mais nova, e seus últimos pretendentes não a animaram muito. Com seu ego e auto estima abalados, Penélope se vê presa numa teia construída por Michael, e eles acabam se casando, sob uma série de concessões de ambas as partes.
                O casamento foi realizado como “um meio para um fim”, mas o futuro e a convivência do casal torna esse casamento um relacionamento muito mais intenso, que acaba resultando no amor. Mas e a vingança? Será que Michael se apaixona por Penélope a ponto de desistir de sua vingança e apostar todas as suas fichas no amor?
                Não, esse spoiler eu não vou dar para vocês. Sarah MacLean segura a resposta a essa pergunta ate o último capítulo, com uma narrativa divertida, leve, que destrói nossos nervos, fazendo a gente querer pular direto para a última página. Uma série de personagens nos são apresentados, entre eles, os outros três sócios do Anjo Caído. Entre o Amor e a Vingança é apenas o primeiro de quatro livros da série “O Clube dos Canalhas”, e não vejo a hora de ler os outros.
                O livro conta também com um epílogo que me tirou o fôlego. Trata-se do início do livro 2, que vem contando a história de outro sócio do Anjo Caído. O clube cresceu e seus sócios enriqueceram sobremaneira, a ponto de se tornarem homens poderosos, importantes e influentes – ainda que essa influência se desse através de ameaças! Canalhas no verdadeiro sentido da palavra – mulherengos que não têm pretensão de se casar.
                Por fim, recomendo esse livro para todos os fãs de romance, daqueles que tiram o fôlego, nos fazem querer entrar na história, nos fazem sonhar, suspirar, torcer, quase gritar! Um romance bem humorado, irônico e surpreendente, onde os personagens crescem junto com a história. Adoro histórias assim!

                Sou apaixonada por romances de época [como vocês já perceberam], e meu primeiro contato com Sarah MacLean não deixou nada a desejar [exceto por alguns erros de revisão, coisa de primeira edição]. Muito pelo contrário, estou muito ansiosa para ler os outros livros. E pode deixar: conto tudo pra vocês!