terça-feira, 13 de setembro de 2016

Um Mais Um

Título Original: The One Plus One
Título no Brasil: Um Mais Um
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Páginas: 319
Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.
Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.

- - x - -

Sempre me surpreendo com as histórias e tramas criadas pela Jojo e dessa vez não poderia ser diferente. A cada livro dela que eu leio, penso: esse é meu favorito! Acho que já não sei mais qual está no topo da lista e qual está em último, será que posso deixar todos com o status de meu favorito?Deixando minhas dúvidas de lado vamos ao que realmente interessa.

Um Mais Um possui, como todos os livros da Jojo, uma narrativa gostosa de ler que flui de uma forma tão natural, fazendo você mergulhar na vida dos personagens como se você fizesse parte de tudo aquilo. A história- apesar de parecer ser um pouco clichê( um homem rico+ um mulher pobre que se conhecem de maneira inusitada), mas no final isso não passa de uma primeira impressão (lendo a sinopse)- te encanta com a trama de uma mãe tentando fazer de tudo para melhor a vida de seus filhos, que não é nada fácil.

Jess vira mãe muito jovem e larga tudo para ficar com seu amado, que a deixa sozinha com dois filhos para criar Tanzie , a menina prodigio e sua filha legitima, e Nicky , filho da ex do seu ex . Em busca de melhorar a vida das crianças ela embarca em uma aventura rumo a escócio e em meio a todo o caos de sua vida ela conhece Ed, um homem rico que está fugindo de seu problemas.

Os capítulos são divididos pela visão (em terceira pessoa) de cada um dos personagem, o que proporciona um mergulho muito maior no desenrolar de todas as confusões que cada personagem passa, cada um tem seus próprios problemas e com o desenvolver da narrativa eles vão sendo explicados e desenvolvidos de maneira extraordinária.

Um Mais Um, assim como todos os livros da Jojo que li até agora, te emociona e te prende do começo ao fim sem te decepcionar em nada. Cada pagina e capitulo é uma caixinha de surpresa deliciosa de se explorar.


Quem nunca leu um livro dela não sabe o que está perdendo e quem já leu sabe do que estou falando.