terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Ninfeias Negras

Título Original: Nymphéas Noirs
Título no Brasil: Ninfeias negras
Autor: Michel Bussi
Tradução: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
Páginas: 340
Sinopse: Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.
É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.

- - x - -


Ninfeias Negras é aquele tipo de livro que você não sabe se amou ou se odiou, em vários momentos me vi ficando com raiva de alguns dos personagens, com ódio de em uma página eu imaginar que um personagem seria o criminoso e na outra ter certeza que ele é inocento, mas também me vi amando o enredo e a forma como é desenvolvida a investigação.

Normalmente nos romances policias, para aqueles leitores mais atentos e detalhista, logo se consegue juntar as pistas e descobrir o verdadeiro culpado. Já em Ninfeias Negras isso é quase impossível de se descobrir, em cada dia da investigação ( como é separado os capítulos) uma nova pista faz mudar tudo que você tinha imaginado até então e por esse motivo você fica com vontade de ler mais e mais até conseguir desvendar o mistério envolvendo a morte de Morval e as obras de Monet.

A forma como Michel Bussi  desenvolveu a narrativa intercalando entre primeira e terceira pessoa deixou o livro muito mais envolvente e o que te leva também a achar em certos momentos meio confuso até que finalmente você consegue entender o que está realmente acontecendo.

Um ponto que me fez amar o livro é o local onde se passa a historia, a cidade de Giverny, os cenários encontrados nas obras de Monet tudo é descrito de uma forma tão encantadora que faz você realmente se imaginar vendo o lago das ninfeias, a casa de Monet e até mesmo as obras parece que estão diante de você só pela forma como são descritas. Também não posso esquecer de falar dos personagens que são tão reais e humanos, com seus problemas e seus próprios mistérios pessoais.


Para quem está buscando um livro inteligente e que te faça pensar muito, esse é o livro. Super recomendo para aqueles que gostam de romances policias e estão querendo ler algo diferente,apesar de em alguns momentos a narrativa parecer meio lenta o livro em si é maravilhoso e vale cada página.